"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Praga - República Tcheca -

Outubro 2017




Foto - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d4/CoA_CZ_regions.png

República Tcheca

Antes de 1993 conhecida por  República da Checoslováquia, foi formada em 1918, após o colapso do Império Austro-Húngaro com o término da Primeira Guerra Mundial.

A Checoslováquia caiu sob ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, uma grande parte do país foi libertada pelo Exército Vermelho, e a gratidão subseqüente para os soviéticos, combinada com a desilusão com o Ocidente por não intervir, levou o Partido Comunista da Tchecoslováquia a alcançar a vitória nas eleições de 1946. Após o golpe de Estado em 1948, a Checoslováquia tornou-se um Estado comunista de partido único sob a influência soviética. Em 1968, um movimento de reforma conhecido como a Primavera de Praga, evoluiu para uma invasão dos exércitos dos países do Pacto de Varsóvia (com exceção da Roménia). A Checoslováquia permaneceu ocupada até 1989 quando, através da Revolução de Veludo, o regime comunista caiu e uma república parlamentar multipartidária foi formada. Em 1 de Janeiro de 1993, a Checoslováquia pacificamente dissolveu-se em seus estados constituintes: a República Checa e a República Eslovaca.

Foto https://pt.wikipedia.org/wiki/República_Checa#/media/File:Praha_Pankrac.jpg 

A República Checa é um país desenvolvido com economia avançada e com padrões de vida elevados. É uma democracia representativa parlamentar pluralista

Fomos de ônibus de Dresden para Praga. Chegamos à tardinha, jantamos no Hotel e fomos até a Praça da Cidade Velha (Starometské Námestí) . Os prédios da praça são dos mais variados estilos arquitetônicos, indo do gótico, rococó, renascentista, art noveau, neoclásssico ao barroco italiano. Mas o que mais chama atenção na praça é o Relógio Astronômico.




O Relógio é de 1410 e apresenta um show de hora em hora.

"O show é constituído pelos movimentos das figuras que saem da torres, os doze apóstolos e até uma caveira animada (representando a morte), as alegorias da Avareza, Vaidade e Luxúria que simbolizam os vícios externos, enquanto o arcanjo Miguel chama a atenção para o Julgamento Universal como justiça e virtude fundamentais e, no final, o trompete tocado pelo guarda da torre. O show é um pouco decepcionante para quem tem grandes expectativas, já que a duração é curta e o relógio em si não se movimenta."

E, especialmente nesta noite o mecanismo não funcionou completamente e a frustração foi maior, principalmente para os companheiros que aguardavam ansiosos após a minha sugestão de ficar na praça aguardando as 22 horas para vermos o show.



"Igreja de Nossa Senhora de Tyn, que começou a ser construída em 1365. Você só precisa achar a porta. O que aconteceu é que a igreja surgiu pequena e, com o tempo e com o aumento de importância, foi sendo ampliada.


Na manhã seguinte fomos em direção ao Castelo de Praga guiados por um guia local antipático e esnobe, que ficava fazendo teste de conhecimentos com o grupo, tipo (o que aconteceu em 1775 em Portugal? ). Porque mais à frente ele mostraria alguma coisa relacionada ao terremoto de 1775 em Portugal.

Na ida para o Castelo passamos pela Igreja de Nossa Senhora de Loreto. 



"A Igreja de Nossa Senhora do Loreto é famosa pelas estátuas que ficam do lado de fora, mas também:
-a réplica da Santa Casa onde Maria recebeu a mensagem do Anjo Gabriel,
-a curiosa imagem de Santa Starosta, uma santa com barba! Conhecida também como Santa Wilgefortis, mas a lenda é a mesma: a jovem filha de um português tinha sido prometida a um rei mouro e, inconformada com o casamento forçado, passou noites e noites rezando por algo que a livrasse desse compromisso. No dia do matrimônio, ela acordou com barba, fazendo o noivo desistir do casamento! Daí ela se tornou “Wilgefortis, a santa das mal casadas” –em que o negócio dela é desfazer casamento ruim." (https://vontadedeviajar.com/castelo-de-praga/)
-uma riquíssima coleção de arte sacra.
Não havia permissão para fotografar. Uma pena.


 Voltando ao guia esnobe: eu estava conversando com ele, quando começou a atravessar a rua e vinha um carro, (esqueci que eu estava na Europa, onde os motoristas param assim que veem um pedestre) e instintivamente coloquei a mão no braço dele. Imediatamente ele me disse: quando precisar falar comigo me chame pelo nome (nem me lembro mais qual era). Pedi desculpas e me expliquei. "Estava  tentando protege-lo do carro." 




Na caminhada do ônibus até o Castelo de Praga fui fotografando e entre Monumentos, Banda de Música, fotografei este muro outonal. 


Estes carros fazem city tour com turistas. Chineses e japoneses fazem a festa.



Praça do Castelo 


A praça Hradčanské, situada na entrada principal do castelo, onde alguns dos palácios são abertos ao público: palácio episcopal, palácio Sternberg, palácio Martinic, palácio Toscan, palácio Schwarzenberg.

Castelo de Praga - Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia. Em seu interior encontra-se Catedral de S. Vito, Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, e a Viela Dourada.


Castelo de Praga


Guarita da Guarda do Castelo


Catedral São Vito - Gótica . Ela abriga as joias da Coroa Tcheca e também as tumbas de santos e antigos reis, incluindo o padroeiro São Wenceslau, o queridinho São João Nepomuceno e o poderoso Rei Carlos IV


A Construção da Catedral se estendeu por  quase 600 anos (1344 a 1929)

                                      Foto https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51022447

Capela de São Venceslau com afrescos e pedras preciosas.



O Túmulo de Prata de São João Nepomuceno. 
Segundo a lenda, São João Nepomuceno foi pregador na corte de Venceslau IV em Praga e confessor da rainha sua mulher, mas, ao negar a divulgar os segredos das confissões dela foi morto, depois de ter sido torturado e lançado ao rio Moldávia. Tornou-se assim o primeiro mártir  da confissão e o patrono contra calúnias.


Cada lado da Catedral tem um característica diferente, porque demorou muito a ser construída. Houve uma tentativa de manter o Gótico.


Convento de São Jorge, fundado em 973 foi uma das primeiras construções do Castelo. Junto ao Convento, encontra-se a Basílica de São Jorge, em estilo românico. 

Viela Dourada, formada por casas pequeninas e coloridas construídas no século 16 para alojar os guardas e artilheiros do castelo. Ganhou o nome de Viela Dourada por causa dos ourives que passaram a morar ali no século 17. No século 19, a área se deteriorou e foi ocupada por marginais. Entre 1916 e 1917, na casa de número 22, viveu por alguns meses o escritor Franz Kafka (1883-1924), um dos maiores escritores do mundo, autor de “A Metamorfose”.Por volta de 1950, os moradores da Viela venderam, alugaram ou reformaram as casas, resgatando o charme original. Hoje, lojinhas e livrarias ocupam as casinha


Antigo Palácio Real - Este grande salão, antigamente era utilizado para festas, banquetes, coroações, torneios de cavalos, duelo de cavaleiros. Hoje em dia o espaço é utilizado para empossar os presidentes da República Tcheca.


Torre Dalibor - servia de prisão e seu nome deve se ao seu primeiro prisioneiro.


Esta estátua fica em frente ao Museu dos Brinquedos, ainda dentro do Castelo mas sua entrada tem ingresso separado. Turistas tem o hábito de passar a mão em determinados locais das estátuas acreditando que dará sorte. O órgão genital da estátua está dourado em função deste hábito.

(Enquanto batíamos foto, o guia esnobe e antipático reclamava que as pessoas valorizavam mais a estátua do que a riqueza arquitetônica do Castelo.)


Na descida do Castelo passamos por este parreiral...


Por esta bela vista...


Pelas bolhas de sabão


Até chegarmos aos Jardins do Palácio de Wallenstein


Estes jardins ficam no Senado de Praga.


Chegou a hora de almoçar e tomar uma Cerveja Tcheca


Foto Google

São famosos os telhados vermelhos de Praga.


A Ponte Carlos é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava É a segunda ponte mais antiga existente na República Tcheca.


Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada a princípios do século XV.


A muito custo, conseguimos um espaço entre os japoneses para tirarmos uma foto do grupo.
(Aparecido, Jalile, Maria Elenise, Alberto, Katia, Eliane, Marco Aurélio, Isabel, Margarida, Anezka, Angélica, Delma, Euripedes, Marcos, Aline, Sandra, Antonio, Suilene, Fauze, Verônica, Roberto, Roque e Neide.)


A ponte está decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados. São em estilo barroco, e representam vários santos e patronos venerados naquela época. A mais conhecida é a de São João Nepomuceno e acredita-se que passar a mão na sua base dá sorte. Por que não?


A entrada da Cidade Velha é guardada pela torre Staroměstská mostecká věž (Old Town Bridge Tower). Construída em 1380, é decorada por estátuas magníficas, como as de São Segismundo, santo padroeiro de Luxemburgo, e São Adalberto, santo padroeiro da Boêmia, com um leão sentado a seus pés. É tida como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo.



Estas tampas de Bueiro em Praga, são uma atração. A gente vê e tem que fotografar.





A beleza de Praga e  companhia da Isabel, portuguesa de Porto.


Igreja de Nossa Senhora de Thyn. A porta fica na rua lateral à direita. 



https://www.janelaparaomundo.com/2016/03/24/praga-staré-město


A Praça da Cidade Velha e sua beleza arquitetônica.




Monumento a Jan Hus precursor da Reforma Protestante no Sec. XVI devido as suas posições contrárias a Igreja Católica. Foi queimado vivo em Constança na Alemanha. A estátua foi inaugurado em 19l5 quando completou 500 anos de sua morte.





Praça Venceslau palco de acontecimentos festivos e manifestações importantes, como a que deu origem à Revolução de Veludo e à queda do comunismo. No fundo o imponente Museu Nacional.


Na ida para o Teatro Negro passamos por esta Galeria com esta interessante Estátua do artista David Cerny que retrata o Rei Venceslau montado num cavalo morto de cabeça para baixo. É uma ironia ao monumento da Praça Venceslau.


Esta foto foi extraída do Google de um site que não anotei. Bati uma foto mas ficou muito ruim,

Teatro Negro -os atores se vestem de  negro e atuam sobre um fundo negro, o que faz com que o espectador veja apenas aquilo que os atores desejam mostrar. Embora a origem date da época imperial chinesa, os tchecos revolucionaram a técnica transformando o Teatro Negro no espetáculo mais popular de Praga. Foi na capital tcheca que as luzes, sombras, mímica e acrobacias foram aperfeiçoadas.

                                            https://www.janelaparaomundo.com/2016/03/24/praga-staré-město/

O Teatro Black Light era muito desconfortável e a apresentação fraquinha  e no intervalo fomos para o Restaurante Kavarna Obecni Dum que funciona ao lado do Teatro Municipal e ficamos aguardando o resto do grupo que ficou  para assistir o restante do espetáculo.

 (Quando saímos antes do Teatro, o guia esnobe e antipático nos acompanhou até o restaurante, mas fez  as suas observações irônicas. O teatro não era desconfortável e o espetáculo fraquinho, mas as pessoas não gostaram porque não frequentam  teatros.)


 Euripedes Eliane, Marco Aurélio, Aparecido, Jalile, Maria Elenize e eu aguardando a chegada do restante do grupo para o jantar


E uma panorâmica do lindo Restaurante em estilo Art Decô. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.