"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Dresden - Alemanha

Outubro 2017
De Berlim, fomos de ônibus para Dresden. Éramos 20 brasileiros, 2 portuguesas, a guia tcheca e o motorista húngaro.  3 dias juntos e já estávamos todos entrosados. Felizmente fomos privilegiados em participar de  um grupo bem humorado, animado, colaborador,  como deve ser todo turista.

 https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22677036 

O "Rei Sol" da Saxônia (hoje Alemanha): Augusto, o Forte fundou a atual "Florença do Elba". Amante das artes, no princípio do século XVIII, transformou Dresden em uma metrópole de arte de nível europeu com construções barrocas suntuosas na cidade e nos arredores. Foi a paixão e a obsessão de Augusto, o Forte pela porcelana chinesa que fez com que alquimistas contratados por ele descobrissem a fórmula e transformassem Meissen, essa pequena cidade próxima a Dresden, na primeira fábrica a produzir porcelana na Europa em 1708. A fábrica está na ativa até hoje.

Durante o período em que a Alemanha estava dividida em duas, Dresden foi uma das mais importantes cidades da antiga Alemanha Oriental.



Porcelana Meissen - Reparem o preço das peças que fotografei numa vitrine. Um prato custa 89 euros (cerca de 350,00) reais.

http://www.viagemcriativa.com.br/2016/12/08/centro-historico-de-dresden/  

Constava do roteiro conhecer os Jardins do Palácio Zwinger. Não fomos e não sei porque. Neste Palácio tem uma suntuosa coleção de Porcelana Meissen. " Esta Coroa  foi colocada no Palácio por Augusto, o Forte porque, reza a lenda,  que ele não estava na linha sucessória de nenhum reino mas queria ser rei. Então comprou o reino da Polônia e mandou colocar a Coroa no Palácio para ostentar o título."( http://www.viagemcriativa.com.br/2016/12/08/centro-historico-de-dresden/ ) 

Dresden foi fortemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial pelos aliados entre 13 e 15 de fevereiro de 1945. Em quatro ataques-surpresa, 1 300 bombardeios pesados lançaram mais de 3.900  toneladas de dispositivos incendiários e bombas altamente explosivas na cidade,. A tempestade de fogo resultante destruiu 39 quilômetros quadrados do centro da cidade. 

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1489787-5602,00-MANIFESTANTES+DE+ESQUERDA+E+DE+DIREITA+SE+ENFRENTAM+EM+DRESDEN+NA+ALEMANHA.html 

A famosa igreja de Nossa Senhora, a Frauenkirche, que foi destruída, reabriu em 2005, como uma réplica fiel à anterior.

http://www.viagemcriativa.com.br/2016/12/08/centro-historico-de-dresden/ 

"Frauenkirche - Igreja de Nossa Senhora (ou Igreja das Mulheres). Logo após o bombardeio de fevereiro de 1945,as pessoas procuraram abrigo dentro da igreja, que ficou de pé,  depois do ataque aéreo. As bombas lançadas eram explosivas e incendiárias. Os 300 refugiados temendo seu desabamento, fugiram em direção ao Rio Elba. A Frauenkirche desabou e ficou em ruínas, exposta nas ruas de Dresden, durante 50 anos, até a unificação das duas Alemanhas.

No começo dos anos 90, um grupo de 14 pessoas se reuniu com o objetivo de reconstruir a Igreja. Eles começaram um trabalho de resgate e catálogo de cada pedacinho de pedra que ficou empilhada por lá. Ao longo do tempo, aquelas 14 pessoas se transformaram em mais de 5 mil, incluindo engenheiros e arquitetos que se disponibilizaram pra ajudar na restauração. No fim, até a Coroa Britânica e o Governo Norte-Americano, principais responsáveis pela sua destruição, contribuíram para o restauro e, em 2005, a Frauenkirche estava novamente pronta, com a estátua de Martin Lutero na sua frente."  http://www.viagemcriativa.com.br/2016/12/08/centro-historico-de-dresden/ 
É uma Igreja Luterana.
.

" Katholische Hofkirche - Catedral da Santíssima Trindade de Dresden - Quando Augusto, o Grande comprou o título de Rei da Polônia, esta impôs como condição que ele se tornasse católico,  e construísse uma Catedral Católica.  Ela foi construída entre 1738 e 1751 gerando muitos protestos dos moradores de Dresden, que não queriam símbolos católicos por lá. A coisa foi tão intensa que dentro da igreja existe uma área própria para as procissões e um caminho elevado ligando a igreja ao Palácio Real, para não expor a população protestante às cerimônias e rituais católicos. (http://www.viagemcriativa.com.br/2016/12/08/centro-historico-de-dresden/   
Esta igreja foi muito danificada durante a Segunda Guerra Mundial e  reconstruída no meio dos anos 1980, sob o regime da Alemanha Oriental.


A Ópera Semper tem um estilo de construção que é causa de muitos debates, pois apresenta características do Renascimento, do Barroco e até do estilo Coríntio. Foi construída em 1841, destruída por um incêndio, reconstruída em 1878 e novamente destruída em 1945 durante o bombardeio dos aliados. Foi reconstruída de novo e inaugurada em 1985.


Fotografei a programação da Ópera dos 11 primeiros dias de outubro. Pasmem. Um espetáculo diferente a cada dia. Não é espetacular? Em Viena também tem uma Ópera assim. Um espetáculo diferente a cada noite.


Procissão dos Príncipes é uma parede de 102 metros de comprimento por 10 metros de altura e que retrata, em ordem cronológica, a vida de 94 pessoas: 35 reis e duques, 59 cientistas, artistas, operários, soldados, crianças e camponeses da Saxônia entre 1127 e 1904.  Representada sobre cerca de 25.000 azulejos 20x20 de porcelana de Meissen . Durante a Segunda Guerra Mundial, o Painel sofreu apenas alguns danos. Ainda hoje se encontra 90% em estado original.



Entre todos os encantamentos de uma viagem, este Painel foi um dos maiores. Se a gente não visse não acreditaria. Quase 25.000 pedacinhos de porcelana pintada contando uma história de quase 1.000 anos. Fantástico!


Almoçamos neste simpático restaurante. 


Na companhia dos adoráveis companheiros de viagem (Neide, Roque, Verônica e Roberto)


Atravessando a praça, uma imponente estátua de Augusto, o Grande, o Hotel Sache e um Supermercado no subsolo, onde fomos às compras. Gosto muito de Supermercados fora do Brasil. Encontramos coisas incríveis.


Painel da época da  Alemanha Oriental retratando a Arte Proletária. Símbolos do Comunismo são vistos no Painel.


Rio Elba banha a cidade de Dresden e divide a cidade  Antiga e Moderna.  

A Alemanha, hoje uma Democracia estável, tem visto com preocupação o avanço da extrema-direita. Partido neo nazista tem avançado, mas os democratas, felizmente, ainda são maioria. 

Fiquei muito encantada com a Alemanha. Com uma história tão intensa, conseguiu superar gloriosa a devastação sofrida e a separação do território após a Segunda Guerra. Tornou se uma potência econômica e até hoje tentam enfrentar com dignidade a vergonha do Holocausto.

Fontes:Wikipedia
             http://www.viagemcriativa.com.br/2016/12/08/centro-historico-de-dresden/ 

De Dresden seguimos para a República Tcheca. 


2 comentários:

  1. Estão tentando comentar no Blog e não estão conseguindo. Vou verificar o que acontece.
    Delma

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.