"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Parque Estadual de Vila Velha - Paraná

Dezembro 2016

Parque Estadual de Vila Velha - Paraná

Para visitarmos   o Parque Vila Velha, o Parque Histórico de Carambeí e a  Côlonia Witmarsum , contratamos um transfer com o  Augusto- WhatsApp 55 41 98837634, que nos conduziu com segurança, muita simpatia  e  com a orientação de um guia. Recomendo muito os serviços dele para estes passeios e outros  no entorno  de Curitiba que são vários como Ilha do Mel, Vinícola Araucária, etc.
 
 
Nossa primeira parada foi no Parque Vila Velha que se compõe de três principais elementos: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas; Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque ao pôr do sol suas águas ficam douradas.
 
 
Entre 2002 e 2004, o Parque passou por um processo de revitalização. Para ter acesso ao Parque, você vai pagar um ingresso de acordo com a visita que deseja fazer. A trilha só dos Arenitos e a dos Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada.  É gratuito para visitantes maiores de 60 anos.
 
 
Ônibus especiais nos levam até o início da trilha e partem com intervalos de 40 minutos.
 

Os arenitos vão moldando formas interessantes que recebem nomes como o Indio.


 
O Camelo
 
 
A garrafa de  Coca Cola
 

As figuras  possuem nomes, mas nos esquecemos. Fica, portanto na imaginação de cada um. 
 




A altura dos Arenitos varia de 20 a 30 m de altura.


 
A Bota
 


 
O Cálice é a grande estrela do Parque e está em todos os cartões postais.
 
Completamos a primeira parte da trilha e retornamos. O ponto do ônibus fica bem próximo do Cálice.
Reserve de 3 a 4  horas para percorrer todo o parque. 40 minutos para a primeira parte da trilha, ou 1h30m para toda a trilha e mais 2 horas para ir até as Furnas e a Lagoa.
 
Quando estivemos lá os funcionários disseram que o Parque seria fechado no final de dezembro de 2016 e que todos já estavam com aviso prévio. Fiquei indignada. Como um Parimônio Natural de
cerca de 300 milhões de anos pode ser fechado?  Felizmente não foi bem assim. Houve apenas uma mudança na administração do Parque.
 
O Parque funciona de quarta a segunda das 8h30 às 15h30 horas, podendo permanecer até as 17h30m.
 
O Parque fica entre Curitiba e Ponta Grossa -Rodovia BR 376
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.