"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Paris com os netos - Museu do Louvre

29 de abril, sexta feira, praticamente nosso último dia, fomos visitar o Louvre. Já chegamos pelo Shopping Carrousel do Louvre, onde almoçamos. Partimos então para a visita ao Museu.

Ala Richelieu - Mezanino -


Pátio Puget - Milo  de Crotone, Impressionante a pata do Leão cravado na coxa do homem.


Pátio Puget - Four Captives


4 Estátuas representando reações diferentes à captura. Revolta, Esperança, Resignação e Mágoa


Pátio Marly

"Os Cavalos de Marly estão no pátio Marly.



Ala Richelieu - Térreo

                                               
Código de Hamurabi- representa o conjunto de leis escritas, oriundo da Mesopotâmia. Acredita-se que foi escrito pelo rei Hamurábi, aproximadamente em 1772 a.C.




Touro Alado -esculturas de touros com 5 pernas e cabeça humana que ornamentavam a entrada de um Palácio da Mesopotâmia.

Tumba  de Philippe Pot (um alto funcionário da Borgonha), com seus oito pranteadores encapuzados. O contraste de cores dos materiais utilizados engrandecem a escultura.

                                   https://lelivreestsurlatable.files.wordpress.com/2010/02/cimg8322.jpg
São Jorge combatendo o dragão.

Ala Richelieu - 1º andar -


Apartamentos de Napoleão III - "Móveis em madeira entalhada, lustres de cristal, poltronas e sofás de veludo, quadros, espelhos, tapeçarias, porcelanas e tapetes complementam uma ambientação que soa um tanto exagerada"





Ala Richelieu - 2º andar


"A Rendeira de Vermeer -calcula-se que tenha sido produzida entre os anos de 1669 e 1670.

Ala Denon -  Mezanino



Santa Maria Madalena de Gregor Erhart.
"Esta figura nua incomum representa Santa Maria Madalena. Segundo a lenda, a pecadora arrependida viveu uma vida reclusa na gruta de Sainte-Baume, vestida apenas por seu cabelo. Todos os dias ela foi levada ao céu pelos anjos para ouvir o coro celestial. A estátua apareceu no mercado de arte alemão no século 19 e foi comprado pelo Louvre em 1902.

Ala Denon - Térreo

                           http://artesteves.blogspot.com.br/2011/06/miguel-angelo-escravo-moribundo-e.html
O Escravo Rebelde e o Escravo Moribundo - Michelangelo.
"Enquanto as mãos do Escravo Rebelde estão atadas atrás das costas, o outro ainda traz as correntes no peito e no braço esquerdo. .O Escravo Moribundo mantêm-se calmo e distendido e inclina a cabeça sobre o ombro, apoiando-a  na mão. Embora a mão direita esteja sobre a correia colocada como uma faixa à volta do tórax, o seu objetivo não é parti-la."

Psique Reanimada pelo Beijo de Eros - Antonio Canova (1787) Simboliza o mito da história de amor de Eros (amor) e Psique (alma)

                                                            https://pt.wikipedia.org/wiki/Agasias,_filho_de_Dositeu

Gladiador Borghese de Agasias

Ala Denon - 1º andar




Vitoria de Samotrácia , também conhecida como Nice de Samotrácia, representa a deusa grega Nice cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia. Fazia parte de uma fonte, com a forma de proa de embarcação, em pedra calcária, doada ao santuário provavelmente pela cidade de Rodes. Ocupa lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre.


Virgem das Rochas - Leonardo Da Vinci - Na imagem possivelmente se encontram a Virgem Maria de túnica azul com o braço envolvendo o Menino Jesus, diante dela se encontra sentado um anjo com o pequeno João Batista. Fica evidente o uso de luz e sombra, característica do autor.
Mona Lisa - "O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos."
Bodas de Caná de Paulo Veronesi - A pintura mostra as Bodas de Caná, a história de um milagre do Novo Testamento cristão. Na história, Jesus e os seus discípulos foram convidados para um casamento em Caná, na Galileia. Já perto do final da festa, quando o vinho começava a escassear, Jesus pediu aos serventes para encher os cálices com água, que depois ele transformou em vinho (o seu primeiro de sete milagres, como escrito no Evangelho de João).
                                        https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Liberdade_Guiando_o_Povo
A Liberdade Guiando o Povo  é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X.  Uma mulher representando a Liberdade, guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa .
A Coroação de Napoleão de Jacques Louis David
Ala Sully - Mezanino
Louvre Medieval
Em 1984, nas escavações para a construção da nova entrada (Pirâmide), os trabalhadores descobriram as ruínas do Louvre Medieval
A Esfinge de Tanis - A escultura foi descoberta no ano 1825, entre as ruínas do Templo de Amón , situado na localidade egípcia de Tanis , que foi a capital do Egito durante as dinastías XXI e XXIII.
Ala Sully - Térreo
 

Os arqueiros de Dario- Este friso dos arqueiros, em tijolo esmaltado policromado, deveria ornamentar as fachadas do palácio real de Dário I de Susa.

Rei Ramsés II- foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia.  Reinou entre aproximadamente 1279 a.C. e 1213 a.C. O seu reinado foi possivelmente o mais prestigioso da história egípcia tanto no aspecto económico, administrativo, cultural e militar.  Foi também um dos mais longos reinados da história egípcia. Houve 11 Ramsés no reino do Egito, mas apenas ele foi chamado de Ramsés, o Grande.
Vênus de Milo - A história de sua descoberta em 1820 na ilha de Milo, então parte do Império Otomano, e a forma como perdeu os braços foram narradas pelas fontes primitivas em versões contraditórias que nunca puderam ser de todo esclarecidas, mas depois de sua aquisição pela França foi imediatamente exposta no Louvre, oficialmente como uma obra-prima da prestigiosa geração clássica.
                                               https://en.wikipedia.org/wiki/Diana_of_Versailles
Diana de Versalhes- Realizada em mármore branco, com 2m de altura, a obra é uma cópia romana da era imperial de um original perdido, em bronze, atribuído ao escultor grego Leocarés, datado provavelmente de c. 325 a.C. Foi descoberta na Itália, mas a procedência exata não é conhecida.

 Hermes atando as sandálias- de Lísipo,  escultor grego do século IV a.C.. "Sua obra é caracterizada por figuras atléticas, de corpos vigorosos e fortes. A dinâmica de suas estátuas é acentuada pela leveza da musculatura e pela finura das articulações, que dão a impressão de evolução e movimento espacial. Dava grande atenção aos detalhes e empregava proporções em que a cabeça era relativamente pequena, dando a impressão de maior altura às figuras."
Ala Sully - 1º andar
 O Escriba Sentado é uma escultura produzida no Antigo Egito representando um escriba durante seu trabalho. Foi descoberta em Saqqara em 1850. Data do período da quarta dinastia do Império Antigo, por volta de 2620 a 2500 a.C .
A seguir, fotos que mostram uma pequena parte da  beleza do Louvre.






A famosa Pirâmide da entrada do Louvre.

Outra entrada do Louvre e por onde entramos. Carroussel do Louvre.
Nossa visita ao Louvre, a partir de um determinado momento, mostrou se cansativa para as crianças. Mesmo com o mapa na mão, o tamanho do Museu e a grande quantidade de escadas e por muito frio que estivesse fora, lá dentro fazia calor. Isto fez com que acelerássemos a visita, mas sempre vale a pena e o registro do que vimos e não vimos que servirá como guia para as visitas no futuro.

Para estabelecer o que ver no Louvre usei as sugestões do Blog.
Depois da visita ao Louvre, fizemos um city tour pelos principais ícones de Paris.


Catedral de Notre Dame.


A Champs Elysées faz o grande eixo histórico, ou via real, que é uma linha reta de cerca de 7 km que une o Louvre ao Grande Arco de la Dèfense passando pelas Tuileries,   Praça da Concórdia e o Arco do Triunfo.



Praça da Concórdia e o Obelisco Egípcio, que data de 13 séculos Antes de Cristo. Em 1830 o vice rei do Egito ofereceu à França este Obelisco do Templo de Luxor. Os franceses construíram um navio especialmente para trazê-lo. Entre a partida e o retorno foram se 3 anos. Foi implantado no centro da praça com grande pompa e a presença de 200.000 parisienses. Em 1793 o Rei Luis XVI foi guilhotinado nesta praça.


 O Arco do Triunfo fica no centro da Praça Charles de Gaulle ou Etoile, como os franceses gostam de chama-la. Suas 12 avenidas formam uma estrela.


Praça da República onde se realizam manifestações políticas, se tornou o lugar das homenagens às vítimas dos atentados  de janeiro e dezembro de 2015. 
Passamos numa Pizzaria e compramos Pizza para comer em casa porque estávamos todos muito cansados.

No sábado dia 30 foi dia de fazer as malas. Fomos ao Carrefour comprar uns presentinhos e algumas delícias que não encontramos por aqui. Renata  e Marcelo preparam um delicioso Raclete fechando com chave de ouro a hospitalidade, carinho e amor com que nos receberam. Para o Hugo e a Bianca foi uma deliciosa experiência de conviver, nem que por uma semana só, com as primas. Para os 4 foi uma experiência muito feliz que guardarão por toda a vida.  
Saimos de Orly, com conexão em Madrid e chegada em São Paulo numa viagem super tranquila. De Guarulhos fomos para Congonhas e  embarcamos em seguida para Uberlândia onde chegamos antes do Meio Dia.

3 comentários:

  1. Cada vez que mergulho nesse blog maravilhoso descubro mais e mais! Uma deliciosa aula de história e arte! Alcyone

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Alcyone. Vc é a minha grande incentivadora.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigada.