"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Dubai - 2

Continuando.....

Um passeio espetacular e imperdível em Dubai é o Safari no Deserto.  E é  muito divertido.


Olha a figura do nosso guia, motorista. (Reparem que ele está descalço).

 
O motorista foi nos buscar no hotel, depois de "recolher"  4 pessoas em outros hotéis,  sobrando os bancos traseiros para nós. Pegamos uma estrada asfaltada e tivemos uma parada neste ponto da estrada, onde se compra água, souvenirs, e usa os sanitários. Aí já encontramos vários veículos iguais ao nosso para o mesmo passeio.  Os motoristas esvaziam os pneus dos carros para a entrada no deserto.
 

Quando entra no deserto e o nosso louco motorista começa a fazer as estripolias  nas dunas, aquele passeio com emoção de Genipabu fica parecendo brincadeira de criança. É uma loucura! Ainda mais sentados nos banco traseiros, pulamos mais que pipoca. Até que fazem uma parada coletiva para assistir ao Por do Sol.
 


Enquanto isto, os motoristas tornam a encher os pneus para chegar ao acampamento.


O sol se põe, voltamos para os carros e vamos em direção ao acampamento. Era para chegarmos lá e, teria passeio de camelo para quem quisesse. Nós nos atrasamos, porque nosso motorista ficou dando assistência para um outro que teve problemas com os pneus. Os turistas que chegaram primeiro, andaram de camelo. Eu não andaria mesmo, então não teve importância.


Este é um dos vários restaurantes existentes no Deserto e para onde fomos levados para o Jantar e Show.

 
Enquanto as mulheres recebiam pintura de hena nas mãos (eu não encarei),   as pessoas se acomodavam nas desconfortáveis almofadas e já iam se servindo dos aperitivos, chá, água e refrigerantes. Não foram servidas bebidas alcóolicas. 

    Foto google


Euripedes, depois do desconforto,  tratou de empilhar as almofadas e  "levantar" as pernas.


Este "padeiro",  preparava os pães com tanta naturalidade que tive que fotografar a sequência. E ele fazendo pose pra mim.


Depois de abrir a massa com habilidade,


Coloca-a sobre uma almofada...


E arremessa nas paredes do forno, onde fica grudado. Imediatamente a massa começa a formar as bolhas.

 
E é retirado já assado. Delicioso.


O jantar, então é servido em buffet com churrasco e outras "cositas". Sobremesa e início do show.


Dervixe, praticante islamico que segue o caminho ascético da "Tariqah",  conhecidos por sua extrema pobreza e austeridade. Neste aspecto, os dervixes são similares às ordens mendicantes dos monges cristãos e dos  budistas.
Os dervixes mais conhecidos no mundo são  célebres pelas cerimônia de adoração em que rodopiam num ato devocional denominado "dhikr".
Este era bem high tech pois tinha luzes de led pelo corpo. Não sei se é apenas bailarino que executa a "dança"  ou é mesmo um praticante.
 

Apresentação de dança conhecida entre nós como Dança do Ventre . De origem primitiva  tinha como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães.   É composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.
 
Após a apresentação da dança, ligaram uns canhões de luzes para observarmos as estrelas. Foi lindo.
 
Os Shoppings
Os shoppings de Dubai, são como templos de moda, luxo e ostentação, tal a variedade de coisas que podemos encontrar neles.  Cada um maior que o outro, um tem a maior pista de esqui, outro o maior aquário. Incríveis.
 
1-Mall of the Emirates - pertinho do Hotel, fomos caminhando. O shopping conta com mais de 500 lojas. São marcas e mais marcas  e muitos artigo de luxo de grifes famosas encontradas em Paris, Milão e Londres,  um Carrefour gigantesco e uma praça de alimentação com Fast food, comida indiana, iraniana, etc.  e a famosa pista de esqui.
 
 

Saímos da casa do Marcelo às 8 horas do dia 09 de novembro. Chegamos em Dubai as 8 horas do dia 10. (+ 6 horas). Fomos ao Parque Butterfly, retornamos ao Hotel e fomos ao Shopping para almoçar/ jantar. Eram 16:30. Cansadérrima.


O Euripedes sentadinho lá na fonte.

 
 A pista de esqui possui
  • 22,500 m² cobertos com neve durante todo o ano - (equivalente a 3 campos de futebol).
  • 85 metros de altura e 80 metros de largura.
  • Capacidade máxima de 1500 visitantes.
  • 5 pistas.
  • A temperatura vai de -1 a -6 graus.
    Nosso Almoço/Jantar


    Almoçamos/jantamos na Praça de Alimentação no McDonald"s que oferece uma ótima salada Caesar e aqueles MC Wrap com frango. Alimenta super bem e é gostoso. Com água e refrigerante gastamos 48 aed, para 2 pessoas,  equivalentes aos nossos 50 reais. Não tenho hábito de comer no McDonalds em Uberlândia, mas fora do Brasil eu frequento bastante. As saladas são excelentes e os preços são justos. Melhor que arriscar comer uma comida exótica ruim.
     
    Depois passamos pelo Carrefour, fizemos umas comprinhas e, pasmem: uma garrafa de água mineral 500 ml custa 1,40 aed, que seria $R1,50. Encontramos um casal no aeroporto em São Paulo que nos perguntou: é verdade que uma garrafa de água em Dubai custa 20 dólares? Talvez no Burj Al Arab Hotel custe mesmo. Não andei perguntando preço de roupas de grife francesa, italiana, mas de maneira geral os preços de Dubai são semelhantes aos nossos. Então, aquela história que Dubai é caríssima é um mito.

    2-Ibn Battuta Mall- é o maior Shopping Center temático do mundo, que mistura compras com história, arquitetura e cultura. "Seu nome é em homenagem ao  famoso estudioso árabe Ibn Battuta, que viveu no século XIV e percorreu 20 mil quilômetros ao longo de 30 anos, se tornando o único viajante medieval a conhecer as terras de cada governante muçulmano de seu tempo."

    Foto www.trekearth.com
    "Ele está dividido em seis seções, cada uma  construída e decorada no estilo das regiões que o viajante visitou: Andaluzia, Tunísia, Egito, Pérsia, Índia e China. Além disso, mais de 50 instalações que traçam as viagens de Ibn estão espalhadas ao longo dos corredores. Elas também abrangem curiosidades sobre música antiga, a história do jogo de xadrez, a história do comércio, a construção naval do império chinês, as importantes descobertas científicas e astronômicas islâmicas, entre outros."

    Após o city tour, o motorista indiano nos deixou no Shopping e retornamos para o hotel de taxi.


    Na praça da Alimentação do Shopping, escolhemos uma cantina italiana para uma....

    Pizza...

    É um deslumbramento, passear por todos aqueles ambientes.

    1- China





    2- India
     
     
    3-Pérsia
    O Café Starbucks instalada na parte da Persia é considerada a sua loja  mais bonita do mundo.

     4-Egito


    5-Tunísia


    6- Andaluzia

    Tinha muito mais a explorar, mas nós turistas, às vezes somos vencidos pelo cansaço e temos que abrir mão de muitas coisas que poderiam ter sido apreciadas.

    3- Dubai Mall-
                                             Foto- https://pt.wikipedia.org/wiki/Dubai_Mall

    O Dubai Mall é o maior centro comercial do mundo.  Possui 1.200 lojas, hotel, 22 salas de cinemas  uma praça de alimentação com 160 operações fast-food e 120 restaurantes, uma pista de patinação (Dubai Ice Rink) e um dos maiores aquários do mundo com mais de 33.000 animais marinhos em exposição (Dubai Aquarium and Discovery Centre).

     
    São mais de 33 mil animais aquáticos, de 140 espécies. No tanque vivem mais de 400 tubarões e arraias. É o aquário com a maior quantidade de tubarões Sand Tiger do mundo.


    O aquário é visível de 3 andares diferentes do shopping
    É o aquário com o maior painel de acrílico do mundo. Ele suporta a pressão de 10 milhões de litros de água.
     
     

    O Underwater Zoo, como o próprio nome já diz, é um zoológico do fundo do mar. Lá você verá diversos tipos de peixes e animais marinhos. Há ainda uma área onde há répteis e insetos.

    Veja fotos e  mais informações  aqui Aquario e Zoo


     Shoppings são parecidos em todos os lugares do mundo. Eu não tenho hábito de ir a Shopping para passear. Então, enquanto aguardávamos o show das fontes, ficamos sentados observando as pessoas.


    E observamos que há uma quantidade enorme de indianos em Dubai.  Calculam que 51% da população é de origem indiana. Eles vêm em busca de trabalho e dizem que vivem melhor aqui do que na India. A maioria das  mulheres usam saris e as praças de alimentação exalam um cheiro forte de curry, que eu até apreciava, mas começou a dar um certo enjoo, pois há muitos restaurantes de comida indiana.


    Várias vezes ouvimos uma música que ecoa por todo o shopping. É a hora da reza (5 vezes por dia). Eles se recolhem aos quartos de rezas. Nos shoppings existem vários  para homens e para mulheres. Eu mesma entrei num deles (femininos) porque confundi com o banheiro (rsrsrs).


    Um grande número de mulheres  árabes usam  o Niqab (roupa que cobre o rosto e apenas os olhos ficam descobertos). Eu achava que fosse burca. Não é. A burca cobre inclusive os olhos. Outras  usam a Abaya , onde o rosto não é coberto. E ainda tem os véus usados na cabeça com vários nomes, como Shayla, Hijab,  Al-amira e Khimar dependendo do comprimento e da forma como são usados.


    Os homens usam uma túnica branca longa, o Gutra, lenço usado na cabeça, preso com o Igal, aquela cordinha preta de duas voltas. Quando casais, o homem caminha a frente e a mulher logo atrás, nunca abraçados ou de mãos dadas. As crianças se vestem como os ocidentais. Tem uma idade mínima para começarem a usar estas roupas deles.

     
    Em todos, todos os lugares (shoppings, hotéis)  vemos estas 3 fotos. A que não aparece é do governante dos Emirados Árabes , a segunda, do governante do Emirado de Dubai e a terceira é do criador dos Emirados (já falecido)
     

    Praça da Alimentação do Dubai Mall. As pessoas se vestem de todo jeito. Calça comprida, bermuda, short, vestido, Sari, Niqab, Abaya, etc. Ninguem chic. Turistas do mundo inteiro despojados e descolados.



    Burj  Khalifa -  o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 163 andares. No dia da visita o guia nos levou ao Dubai Mall e nos orientou para encontrarmos a entrada do edifício para a visita, onde era o show das fontes e onde encontraríamos o motorista para nos conduzir de volta ao hotel. Foi super didático e explicou umas 5 vezes onde estávamos, para onde iriamos e depois pedia para repetirmos o que teríamos que fazer. Acho que saiu meio inseguro, em dúvida se realmente saberíamos o que fazer. É porque é tudo gigantesco mesmo e se vacilar a gente se perde.

     
    No  Burj Khalifa está instalado o Hotel Armani e seu restaurante


    Servidos?



    Na entrada do edifício ficam os painéis com as fotos dos profissionais que trabalharam na construção  e vídeos explicando todo o processo desta construção.

    O elevador, numa velocidade de 64km h nos leva ao topo em segundos.

     
     Do alto do edifício, podemos observar Dubai de vários ângulos.



    Este salão no topo vai mudando de cor, de acordo com a iluminação recebida..

     
     
     
    Parece que vai cair, né? É que a minha colagem ficou assim.. assim...
     
     
    Show das Águas Dançantes – Dubai Mall
     
    Roubartilhei a foto acima, porque não consegui fazer uma assim com tal perfeição.
    O espetáculo é promovido pelos inúmeros projetores de luzes coloridas (1.5 milhão de pontos) junto com outras milhões jorrando água verticalmente, atingindo 150m de altura em algumas performances, acompanhando os ritmos de várias músicas árabes e internacionais. E é gratuito.
    É a maior fonte dançante do mundo.
     

    Você pode ver o show diariamente a cada 30 min das 18h às 22h nos dias de semana e das 18h às 23h nos finais de semana ( lembrando que os finais de semana nos Emirados  são sextas e sábados).

     
    Dubai Marina
     
     
     
    Construída sobre um deserto que já foi inabitado à beira das águas do Golfo Pérsico, Dubai Marina impulsionou o surgimento da chamada “Nova Dubai”.

     
     Formado por mais de 200 prédios residenciais, shoppings e  hotéis de luxo, a região possui também a maior marina artificial do mundo.
     
    Destaque para o conjunto residencial Jumeirah Beach Residence, “JBR”, e o calçadão mais badalado de Dubai,“The Walk”. O local ganhou popularidade e agito pela sua praia extensa e bem frequentada por residentes estrangeiros e turistas do mundo todo. O ambiente lembra muitas praias brasileiras. São inúmeras lojas famosas, cafés, quiosques e restaurantes espalhados ao longo do calçadão e muita gente bonita desfilando pelo The Walk, especialmente no final de tarde.

     O aeroporto de Dubai
    "Os números são inacreditáveis. O aeroporto tem 172 elevadores, 105 escadas rolantes, 80 esteiras rolantes, oito vagões que ligam os terminais num sistema monrorail. Só a área destinada aos embarques tem 500 mil metros quadrados.  O free shop é  gigantesco, quilometrico, com tudo o que você desejar comprar, até automóvel e avião. São 241 portões de embarque, todos com sala de espera próprias."

    Veja a postagem sobre Dubai 1 http://udiviagens.blogspot.com.br/2015/12/dubai-1-novembro-2015.html