"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

El Calafate

07 a 11 de Novembro de 2014
El Calafate

 "El Calafate, às margens do Lago Argentino, está na província de Santa Cruz, berço político de Néstor Kirchner, que governou a Argentina de 2003 a 2007, conta com excelente estrutura e vem se popularizando cada vez mais entre argentinos e estrangeiros. Lotada durante os meses de verão, a cidade serve como ponto de partida para visitar o principal símbolo natural da região, o glaciar Perito Moreno, declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade. O nome  El Calafate,  vem do bravo arbusto que sobrevive nessas paragens. De outubro a maio, as temperaturas são mais amenas e perfeitas para caminhadas e visitas aos parques da região" (http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/ar-el-calafate)
Cristina Kirchner tem  uma casa de campo na cidade, localizada próximo a Lagoa Nimez.
 


A cidade é "cortada" pela Avenida del Libertador, onde tudo acontece: Bancos, Hotéis, Restaurantes, lojas,  Igreja,  etc. e no centro, estes bancos para tomar sol, conversar e descansar
 
PARQUE NACIONAL DOS GLACIARES
 
Nosso primeiro passeio foi ao Parque Nacional dos Glaciares, lugar único no mundo, motivo pelo qual, em 1981, a UNESCO o declarou Patrimônio da Humanidade. 
Do ônibus vamos apreciando a  paisagem da Patagônia que é árida com pequenos arbustos, a maioria de Calafate, uma pequena fruta muito doce, que amadurece no verão, dá nome à cidade, é usada para fazer doces, geléias, licores e sorvete. A estepe oferece ainda um habitat especial para uma grande variedade de mamíferos e aves.



A paisagem é fantástica, sempre com o Lago Argentino e a Cordilheira dos Andes com seus picos nevados  como cenário.
"Uma conjunção perfeita de lagos, rios, montanhas, vales e estepe infinito, uma eterna sucessão de imponentes paisagens, o contato com a natureza na sua máxima expressão e a possibilidade de praticar uma enorme quantidade de atividades que satisfazem as expectativas tanto das almas mais intrépidas como das mais contemplativas, fazem da Patagônia um destino inesgotável, um lugar único onde a natureza desvenda seus segredos e manifesta sua grandeza em todo o seu esplendor." (http://www.patagonia.com.br/entenda.php)



A região possui um grande "poder de sedução, capaz de apaixonar todo aquele que se aproximar destas terras deixando-se abraçar pela imensidão de seus horizontes, até se entregar rendido frente a tão contundente demonstração da insignificância do ser humano diante de tamanha grandeza da natureza. "(http://www.patagonia.com.br/entenda.php)

  
O Parque Nacional Los Glaciares, abrange uma superfície de aproximadamente 600.000 hectares, na qual existem 47 glaciares.
 

 
 Após a entrada do Parque, a primeira visão de Perito Moreno e uma parada para um Safari Náutico a bordo do Catamarã Victoria Argentina  numa navegação de meia hora sobre o lago em frente ao glaciar.

Desde o barco você percebe a grandiosidade da geleira e observa de perto as paredes com mais de 60 metros de altura.
 
 


E assim vamos navegando lentamente nas águas do Lago Argentino para as grandes paredes de gelo.


 O vento aumenta a sensação de frio, então é preciso se agasalhar bem.



Se não quiser enfrentar o frio lá de fora, tem a opção de ficar dentro do barco. 



Mas o Glaciar nos convida para fora do barco. É lindo demais!




A Geleira se encontra com a rocha. Sensibilidade fotográfica da Terezinha.


Mais um pouquinho e o ônibus chega às passarelas, de onde partimos para uma experiência única e maravilhosa. A estrutura é excelente, Lanchonete com banheiros na entrada, lojinha,   passarelas seguras, tudo muito bem sinalizado com rampas, elevador e algumas escadas na parte mais baixa e mais próxima da geleira.
Veja aqui um vídeo que dá uma idéia do grande espetáculo que tivemos o privilégio de visualizar.
Clique aqui Perito Moreno 



"Diante do paredão de gelo de cinco quilômetros de extensão e com pontos de até 70 metros de altura, os visitantes, em silêncio, esperam pelo estrondo, parecido com  uma trovoada. Quando se desprendem da fachada da geleira Perito Moreno e atingem a água, blocos de gelo imensos produzem som semelhante ao de uma  explosão."
 


A geleira Perito Moreno — batizada em homenagem ao geógrafo argentino Francisco Moreno — tem cerca de 250 quilômetros quadrados de superfície, um pouco maior que a área da cidade de Buenos Aires. Ainda assim não chega nem perto da maior geleira do parque, o Viedma, com 977 quilômetros quadrados.


 
Nesta panorâmica, podemos ver toda a magnitude e beleza de Perito Moreno. Sua fama deve-se menos aos números e mais à facilidade de acesso. Para observá-lo de muito perto não é preciso encarar longas caminhadas ou trajetos de barco. Outro motivo para a fama é ser uma Geleira estável, que cresce cerca de 2 metros por dia e perde volume na mesma proporção.
 
Abaixo um rompimento da geleira espalha os blocos de gelo pelo Lago.
 


 Sua tonalidade azul, segundo o especialista em geleiras professor Andrés Rivera, investigador do Centro de Estudos Científicos (Centro de Estudios Científicos) do Chile acontece, graças" à densidade do gelo de geleira que é de aproximadamente 900kg/m³. Com esta densidade e quando na superfície não existem materiais desagregados tais como firn [estágio intermediário entre neve e gelo] ou neve granular, a geleira tem cor azul. Devem ser geleiras de dimensões consideráveis para observar essa tonalidade azulada." Agradeço humildemente a Deus esta oportunidade de visualizar algo tão fantástico.
 


Encarando as escadas com bravura, retornamos à portaria e fomos à Lanchonete tomar um vinho, um caldo de milho verde, sanduiche, salada. Tem várias opções e gastamos 10 dólares ( o casal.)


 
 "Não pense que esse é um lugar somente para aventureiros e grandes esportistas, é comum vermos caminhando ou simplesmente apreciando a paisagem de algum mirante, casais de idosos apaixonados que vieram de países distantes. Em alguns lugares, é até mesmo mais comum escutar inglês, alemão e italiano do que espanhol. A maior quantidade de turistas vêm da Europa e dos Estados Unidos. Mas também é verdade que o número de brasileiros que estão descobrindo este paraíso, ainda preservado e tão perto da gente, vem crescendo a cada ano."
 
O passeio ao Parque Nacional dos Glaciares custa 51 dólares por pessoa. Em novembro 2014 pegamos uma cotação de 12 pesos por 1 dólar.
Transfer                         24 dólares   ou 290 pesos                                                    
Ingresso ao Parque        13 dólares   ou 150 pesos          
Safari Náutico               14 dólares   ou  180 pesos
 
Existem outras opções de passeios também muito interessantes:
 
-Perito Moreno com trecking. De ônibus até o porto onde se pega o Catamarã para o Safari Náutico, atravessa o lago, coloca se grampones sob o calçado e faz uma pequena caminhada sobre o gelo. No final um brinde: uísque com gelo da geleira. Permitido para pessoas acima de 10 anos e menos de 65 anos. Após a caminhada, uma visita de 1 hora nas passarelas.  Custa em torno de 100 dólares.

-Rios de Gelo - passeio de Catamarã pelo Lago Argentino visitando os glaciares Upsala, Spegazzini e Perito Moreno. O passeio começa com um traslado de ônibus de El Calafate até Punta Bandera, de onde sai o barco. Custa cerca de 100 dólares, incluindo  a entrada ao Parque.
 
 GLACIARIUM

Esperando o Transfer
 


 O Museu do Gelo é um centro de interpretação Glaciológica e de conscientização ambiental. Os conteúdos são exibidos através de recursos modernos, usando animações, maquetes, vídeos, fotografias e documentário em 3D.
 


 A arquitetura de linhas modernas do Museu remete à estética glaciaria.



Onde neva no mundo? Como se forma o gelo de um Glaciar?  O Museu tem as respostas.



Contagem regressiva para o assombroso estrondo, explicado em um vídeo.


 
Projetado no piso, uma das inúmeras formas de cristais de gelo. Nunca se repetem
 


Neste espaço, Perito Moreno  faz uma narrativa de sua vida e dedicação à investigação dos glaciares.
 
E muito mais...Vá com tempo, tem muito o que ver. No auditório assista a um filme em 3D lindíssimo.

BAR DE GELO



O Bar de Gelo merece uma visita, porque é inusitado e muito interessante. Ao entrar, recebemos a capa e as luvas e a recomendação de não permanecer mais do que 20 minutos. O ingresso dá direito a uma bebida.



Eurípedes optou por uma dose de uísque, que é servido no copo de gelo.





O Bar oferece uma grande quantidade de bebidas, inclusive cerveja.



A paisagem do entorno do Museu é espetacular, dura, misteriosa, instigante.

Como chegar ao Museu: Siga pela Avenida El Libertador, na Rua 1º de Maio, vire em direção oposta ao Lago, até o Terminal. As Vans saem de hora em hora a partir de 9 horas da manhã e o transfer é gratuito. Para retornar, aguarde na porta do Museu, a cada hora e meia. Mas chegue antes, porque assim que lota a Van, ela sai e só retorna 1 hora depois. Abaixo os preços por pessoa

Preço do Ingresso       15 dólares  ou 185 pesos
Ingresso para o Bar     11 dólares. ou 140 pesos


ESTÂNCIA NIBEPO AIKE - Dia de Campo

 Estância Nibepo Aike, localizada dentro do Parque Nacional Los Glaciares, com uma área total de 12 mil hectares, foi uma das nossas escolhas.


A caminho da Estância
 
O nome da Estância significa ( Aike -Lugar de ) ( Nibepo (a união das 3 primeiras silabas dos nomes das 3 filhas de Maria Martinic, proprietária da Estância - Ni de Nini, Be de Bebe e Po de Porota.) Após a morte de Maria, Nini compra a parte das irmãs e hoje, seu filho Adolfo administra a Estância.
 
 
 Hoje a Estância está dentro do Parque Nacional dos Glaciares e é remanescente de uma grande fazenda, fundada por um imigrante croata no início do século XX.
 
 
A paisagem, como sempre é espetacular e convida o tempo todo a uma foto. O local nos oferece a oportunidade ideal de imersão na vida de uma autêntica estância patagônica.
 
 
Num frio de "encarangar cachorro, ou renguiar cusco" como dizem os gauchos, fomos recebidos com Chá, Café e Empanadas  de queijo.
 
 
Devidamente aquecidos e alimentados, saímos para uma caminhada  fotográfica para explorar todos os belos cenários da região. Fomos até a beira do Lago, na companhia da guia Fernanda.
 
 
A caminhada é curta e muito agradável.


 A paisagem é sempre esplêndida, e a guia Fernanda dando apoio e incentivando.


Um Condor aparece para compor e acrescentar mais beleza ao que já estava maravilhoso 
 
 
No caminho, um pé de Calafate com  flores e até algumas frutinhas.

 
 A água do Lago, que vem de Perito Moreno, é fria de doer, literalmente.
 

 
 Momentos de paz, de encantamento. Indescritível. A chuva fria que caiu não incomodou, apenas acrescentou.



Hora de retornar para a Estância, com a alma leve, o coração em Deus.

 
O vento forte coloca nossos cabelos e os galhos das árvores em desalinho. 



 Aqui tem se a oportunidade de acompanhar todas as atividades do dia a dia da estância, como o  pastoreio e a tosa de ovelhas.


 
Fernanda, a guia, observa atenta a habilidade do peão fazendo a tosa.



Enquanto nosso Cordeiro é assado no Fogo de Chão,


 
Cleanto avalia a qualidade do vinho, com uma exuberante paisagem de fundo,



Angela, com a ajuda de Alcyone e Terezinha, faz suas comprinhas na Boutique da Estância,


 
e Eurípedes aprova a escolha do vinho.

 
Chega o grande momento. O Jantar.  Uma chuvinha fria sinaliza que era momento de recolhimento.



Seguramente, o melhor Cordeiro que já comi. Tenro, de carne clarinha, muito diferente do que comemos aqui. E esta chapa era constantemente renovada. Como acompanhamento, uma deliciosa salada e pão.



Era dia 9 de novembro, véspera do meu aniversário, que começou a ser comemorado com direito ao Parabéns a Você,   torta de doce de leite e velinha.

 
Além do Cordeiro, Salada, Pães, Sobremesa, cada um tem direito a uma taça de vinho, ou refrigerante e água.
 
Há um tempo livre para uma cavalgada. É opcional e o pagamento é à parte.
A Estância fica a 60 km de El Calafate.

Preço - Transfer, lanche  e jantar cerca de 66 dólares ou 800 pesos por pessoa.
 
TOUR PELA CIDADE
 
 
A caminho do centro há um Ponto de Táxi. Tomamos um taxi rumo ao  Centro de Interpretação Histórica "Calafate", museu que relata a historia da Patagônia  através de descrições ambientais e culturais.










 A exposição combina fósseis, objetos, imagens e vídeos.



Macrauchenca Patachonica

 
 Tudo é exibido sem vitrines nem obstáculos.  Na parede, a tesoura de tosquiar ovelhas. 
 


O Mate é oferecido gratuitamente aos visitantes.




Valor do Ingresso: 7 dólares ou 80 pesos
Taxi ida e volta      5 dólares  ou 60 (para 3 pessoas)

Duas quadras à frente, está a Laguna Nimez.



A Laguna Nimez abriga um aviário natural conhecido como Reserva de Avifauna Laguna Nimez. A partir de trilhas autoguiadas, com cartazes que dão informações sobre as espécies locais, o visitante pode observar mais de oitenta tipos de aves como flamingos, patos e cisnes de pescoço preto.  O local também conta com um herbário com plantas encontradas na reserva.



 Como era preciso caminhar, meus "cumpanheros" decidiram não ir. Não fomos.

Preço do Ingresso: 6 dólares ou 70 pesos


-Aldeia dos Gnomos - centro de compras e um charmoso café no final do Beco.



Que tesouro guarda este Gnomo?


 
Este Gnomo é o detentor da Sabedoria.



Roupas de Lã, Geléias, licores, doces de Calafate, semi jóias em prata em Rodocrosita a pedra símbolo da Argentina.





 Chocolates também são comuns nas lojas de El Calafate.

Na Feira de Artesanato, há muito artesanato feito de lã. Mas só abre após as 18 horas e fica na Avenida del Libertador.

-Intendencia do Parque Nacional dos Glaciares - centro de informações e uma trilha interpretativa sobre a História do Parque.



Perito Moreno, estudioso das geleiras







 A selfie da Terezinha.


A Angela disse que esta Loja tem muita coisa interessante para ver e comprar.



Av. del  Libertador





Igreja Santa Teresita del Nino Jesus



Plazoleta Heroes de Las Malvinas.



No Banco da Avenida



Peron e Evita


Parece que cada habitante de El Calafate possui um cachorro e vários receberam um m afago da Angela.

GASTRONOMIA
 
 " La Tablita", o restaurante mais antigo de El Calafate (1968).
 


Para chegar ao  restaurante, siga a El Libertador (sentido aeroporto)  fica em frente à ponte, . Na ponte, aquela mania europeia de prender cadeado com o nome do casal e jogar a chave no rio. Eu, pessoalmente, sou contra. Com o peso pode abalar a estrutura da ponte.
 

 
 Faça reserva para o Restaurante que é especializado no famoso Cordeiro Patagônico. Um prato para 4 pessoas muito bem servido custa cerca de 30 dólares. 



Os pratos não possuem acompanhamento, portanto há que se pedir saladas, batatas, arroz, etc.



" O Malbec é o vinho tinto argentino por excelência, e dentro de sua proposta típica,tem a seu favor um frutado e um vegetal muito aromáticos, com uma acidez invulgar e refrescante." Aproveite e tome muito vinho. O clima frio e  a saborosa carne favorecem.
Por termos tomado um vinho bem mais caro, o jantar custou 63 dólares ou 750 pesos para o casal.

Após o jantar, um café na Av El Libertador. Tem Wi Fi, mas não me lembro o nome do Café






Restaurante Vaca Atada - fica no centro na Av. del Libertador.





 A cerveja também esteve presente, mas perdeu feio para o vinho.





Bisteca. Muita gordura e achei a carne meio dura. Com salada, vinho, agua, pães.  40 dólares ou 480 pesos para o casal.


Restaurante Los Amigos - na Av. Del Libertador pertinho do Hotel Sierra Nevada.

Estivemos no Los Amigos no dia 10 de novembro, meu aniversário, no Almoço e no Jantar.


No almoço e no jantar : Centolla, Merluza Negra, Camarões, Paella, Arroz com ovo,  Saladas, Pães.





Camarões



 Vinho, o excelente Malbec Alfredo Roca, que foi repetido no jantar.
Preço do almoço 37  dólares ou 442 pesos para o casal .
Preço do jantar    33 dólares ou 400 pesos para o casal.

Posada Karut Josh - onde ficamos hospedados



 Almoço Bife a Milanesa e salada e vinho - Preço 10 dólares ou 125 pesos para o casal.



 Jantar - Truta, salada e vinho, com pão e queijo de entrada. - Preço: 25 dólares ou 300 pesos para o casal

Em 4 dias bebemos 16 garrafas de vinho (6 pessoas).

HOTEL



 Posada Karut Josh.- Muito simples, mas os proprietários Cláudia e Frederico fazem toda a diferença pelo excelente atendimento. Pagamos 265 dólares  ou 2.914 pesos por 4  diárias com impostos.

A Temperatura média é de 7,5 º e no verão pode chegar a 13,4º. No inverno 0,6º.  Já chegou a 15º negativos.
Conversão do Peso em Novembro 2014.  4 pesos por 1 real
                                                                   12 pesos por 1 dólar.
Nos aeroportos, a conversão é desfavorável. Os Hoteis tem conversões mais vantajosas.
A entrada para o  Parque Nacional é paga em peso ou cartão de débito ou crédito.
O cartão Visa (ATM,) praticamente não funciona em restaurantes e lojas e no Banco o câmbio é muito desfavorável. Portanto, é melhor levar em espécie. O câmbio acima foi feito no Hotel.

Taxi - Aeroporto Hotel - 250 pesos (3 Pessoas)
           Hotel - Aeroporto 200 pesos (4 pessoas)      Total 37 dólares.

As tomadas de energia elétrica dos Hotéis  são incomuns. No adaptador universal os dois pinos são flexíveis e é possível o encaixe.


Os hotéis fornecem adapatadores, o problema é se precisar carregar celular no aeroporto, daí ter consigo um adaptador universal faz a diferença. 

No retorno para casa, embarcamos num voo em Guarulhos para Uberlândia, porém não havia teto para aterrissagem, o avião retornou de Uberlândia para Guarulhos. Fomos "despachados" de taxi para Congonhas às 17:30 para um voo que sairia  as 18:27. Chegamos em Congonhas as 18:40. O voo atrasou um pouquinho e conseguimos embarcar. Chegamos em Ubelândia após as 20 horas.

Em Guarulhos, fomos abordados por um rapaz com o rosto machucado, com duas notas de Real na mão (uma de 50 e uma de 10) dizendo que ele e mais um grupo de professores de uma Universidade do interior de São Paulo, foram assaltados por um taxista  em Buenos Aires, que levou notebook, celular, documentos, dinheiro, e ainda foram agredidos e ele precisava de 28,00 reais para completar uma passagem para sua cidade, que não me lembro o nome. Era golpe. Pesquisei no Google se tem algum relato de assalto de taxista a brasileiros nesta semana e nada encontrei. Então, fica o alerta. Se era golpe e deu certo, ele deve continuar por lá. Vi na Net que duas mulheres já foram presas por estarem aplicando o mesmo golpe também em Guarulhos.

Foi uma viagem maravilhosa por vários motivos: Porque deu tudo certo, porque os lugares visitados são fantásticos e maravilhosos, mas principalmente porque tivemos  bons companheiros de viagem. Obrigada a todos. Queremos viajar novamente com vocês.