"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Cusco - Peru


09 a 12 de setembro 2014



Cusco (em espanhol ou em quíchua - Qosqo) significa umbigo "do mundo, e possui uma população de cerca de 350.000 habitantes. A cidade é marrom. A periferia é extremamente desordenada, com inúmeras escadas para o morador ter acesso à sua casa.


Cusco possui 3.400 metros de altitude. Era o mais importante centro administrativo e cultural do Império Inca. Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como, monumentos como o Korikancha, o Templo do Sol.


Em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi arrasada pelos clérigos católicos com o duplo objetivo de destruir a civilização inca e construir com suas pedras e tijolos as novas igrejas cristãs e demais edifícios administrativos dos dominadores, desta forma impondo sua pretensa superioridade europeia.


A viagem de Lima a Cusco dura cerca de 1 hora e, chegando ao Hotel, fomos encaminhados para uma sala e enquanto fazíamos o check in, funcionários já foram servindo o Chá de Coca, enquanto observamos algumas ´pessoas recebendo oxigênio. E aí começamos a sentir o efeito do Soroche "mal das alturas". Já tinha lido sobre o assunto e me preparado levando, Advil, Vonau (para dor de cabeça, enjôo) e sabia que deveríamos evitar proteínas, gorduras e álcool. E a recomendação era repousar, no mínimo 3 horas para aclimatação. Fomos para o apartamento, sabendo que teríamos um city tour à tarde. Almoçamos no próprio hotel e ficamos aguardando para o city tour.


Aí você começa a entender o Soroche. A cabeça parece pesar mais que o corpo, e sentimos uma sensação de " dor de cabeça" que não se intensifica, mas incomoda muito. Escovar os dentes, amarrar o tênis, são atividades que provocam intensa falta de ar. Imagine caminhar, subir e descer escadas. Não subestime este Mal das Alturas. Ele existe mesmo.


Com todo este "Soroche", saímos no período da tarde para o City tour.

Praça San Cristóbal - Construída sobre o que foi outrora o palácio de Manco Capac. Sua construção começou em 1673 e era uma paróquia destinada aos índios ou naturais. É um templo de uma torre de pedra, mas a igreja em si é feita de adobe.


Tem uma bela vista para a cidade de Cusco.





2- Mercado San Pedro - é um bom lugar para se ter uma idéia da vida diária de Cusco.Vende diferentes tipos de comida: carne, pão, frutas ...




Pepino é uma fruta nativa do Peru, cresce em zonas de clima temperado e úmido, é um fruto muito saboroso e de grande valor nutritivo. Custa cerca de R$2,00.



Há uma grande variedade de milho, 





Batatas,



Artesanato



  Frangos, porcos e pães enormes.



Achei o aviso interessante: Amigo do Alheio - Proibido ingresso ao Mercado.



3- Templo de Koricancha (O Recinto de Ouro) onde os sacerdotes adoravam o Rei Sol. Após o terremoto de 1950 foram liberadas estruturas incas que estavam encobertas pelas construções coloniais.



Os Incas trabalhavam com as pedras de maneira impressionante, com cada uma delas sendo cortada em diversos ângulos diferentes, e ainda assim conseguindo encaixes perfeitos umas com as outras, e sem nenhum tipo de argamassa.



A alvenaria , portas trapezoidais à prova de terremotos, muro de contenção em curva, e escultura requintado exemplificam as habilidades artísticas e engenharia inca.



Uma série de pedras incas revela fascinante conceito de blocos de masculino e feminino, e como eles se encaixam. A inclinação da parede assegurava a estabilidade das construções.



Placa de ouro representando a Mãe Terra e os Incas.







 
 A igreja e o convento de Santo Domingo, construídos no local onde se situava o mais espetacular Templo Inca, o Qoricancha, dedicado ao culto do Deus-Sol, é particularmente interessante, pois permite observar as paredes originais incas,


4-Pedra dos Doze Angulos na Calle Hatum Rumiyoc - Com todos os seus 12 ângulos se encaixando perfeitamente com as outras pedras, ela representa ao máximo a perfeição da técnica Inca. E por isso virou uma das principais atrações de Cusco.

 
5-Praça de Armas
 
 
Catedral
Possui esplêndidos altares tanto de estilo renascentista como do barroco e neoclássico. São obras magníficas do artesanato cusquenho seu púlpito de madeira entalhada e as cadeiras em couro.


 
 
 
As duas igrejas possuem arquitetura e pinturas influenciadas pela escola artística cusquenha e andina. " Última Ceia" única em que o prato principal é cuy (porquinho da india) assado.
 
 
Igreja da Cia de Jesus


 
Ao conquistar o poder, os espanhóis adotaram os muros dos prédios incas como alicerces sobre os quais construíram paredes de adobe seguindo a moda europeia.


 

 
Dois terremotos aconteceram após a dominação espanhola. Um em 1650 e outro em 1950. Os muros incas permaneceram intactos. Construções coloniais foram destruídas e após 1950, em um tempo de desenvolvimentismo forçou a reconstrução de prédios que se chocam com a construção colonial, provando que as novas construções enfeiaram a cidade.



 
Sacsayhuamán- Este complexo de muralhas perto do centro de Cusco tornou-se Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983. Supõe-se que este complexo foi inicialmente construido para a realização de cerimônias e, após a invasão espanhola, tornou-se um complexo militar. Construido com pedras de até 5 metros de altura e 350 toneladas, contava também com túneis e anfiteatros. Calcula se que tenha levado 50 anos para ser construído com a ajuda de 20.000 homens. Infelizmente apenas 20% do complexo permaneceu de pé após a chegada dos espanhóis. As paredes do muro lembram um raio em ziguezague.




"A construção em si é peculiar, já que algumas das pedras que ali se encontram são gigantes e fazem que se pergunte como foi possível transportá-las. As pedras foram encaixadas com uma precisão quase inimaginável. É inexplicável decifrar como os incas conseguiram cortar as pedras com tal precisão que nem mesmo uma lâmina de uma faca se pode colocar entre elas."



 
Porta de formato trapezoidal.
 

Para os Incas os níveis de existência são formados por 3 mundos:

1- Hana Pacha (o mundo superior, habitado por deuses superiores), simbolizado pelo condor, a maior ave existente na América do Sul. Esta ave representa o cérebro e a inteligência do ser humano, pois é a única que têm acesso aos três mundos. Está também relacionada com o Sol, e com o futuro. Na foto a ave está representada na junção das pedras.
 
 
2- Kay Pacha, o intermédio representa o mundo dos seres humanos, da força, o presente. É simbolizado pelo puma, o maior mamífero existente na América do Sul. Este animal representa o coração e a força espiritual e está relacionado com a terra (pachamama). É visível a pata do Puma na foto.
 
 
3- Ucu ou Urin Pacha (o mundo inferior habitado por espíritos, pelos ancestrais. Representa a sabedoria simbolizada pela serpente, símbolo da sabedoria e da vida eterna. A serpente está relacionada com a Água (mamaqocha) e seus derivantes como lagos e rios, pois a serpente movimenta-se como os rios pela terra. Na foto, a serpente se encontra no segundo conjunto de blocos (de baixo para cima) A pedra maior seria a cabeça e o corpo se alonga na sequência pelo lado esquerdo do muro .

 
 
Os guias afirmam que a cidade de Cusco foi construída no formato do Condor - ave sagrada para eles.
 

 
Vista aérea de Sacsayhuamán
 
 

Na subida para Tambomachay, desisti. Veja a altitude 3.765m. Faltou fôlego. Eurípedes encarou e foi.

 
Tambomachay - É um sítio arqueológico que foi destinado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar. Este lugar também é denominado "Banhos do Inca".É composto de uma série de aquedutos, canal e várias cascatas de água que correm pelas rochas.
 

 
Aqui também houve uma espécie de jardim real, cuja irrigação provinha de um complicado sistema de canais especialmente feitos para essa função.



Qenko
 


Q'enko é um labirinto com um altar lavrado na cavidade rochosa. Foi um lugar de culto dedicado à fertilidade



Dos centros cerimoniais de Qenko e Sacsayhuaman, só restaram as pedras maiores. Aquelas que os espanhóis não conseguiram carregar...


Pukapukara - Provavelmente foi um posto de vigilância.
 



Centro Qosqo de Arte Nativo - dançarinos oferecem diariamente um espetáculo de dança.
 




"O show dura uma hora e uma moça faz a apresentação dos grupos, em espanhol e em inglês, explicando a origem e o significado de cada dança. Um grupo de músicos completa o cenário, tocando ao vivo.



 Um pequeno museu exibe amostras das roupas tradicionais utilizadas pelos povos andinos das mais diversas regiões.

 
Painel que conta a História de Cusco e fica na Av. del Sol.
 

 
O Monumento Paqcha de Pumaqchupan na Av. El Sol.






Aqui tem um espelho d'agua que estava desligado.



Restaurante e Bar ao lado do Hotel


Cusquenhos vestem suas roupas típicas e ficam próximos aos locais turísticos, aguardando para um foto em troca de alguns soles.



Na Av.El Sol próximo à Praça de Armas, estas obras na rua, mostram vestígios de construções soterradas.



A Av. El Sol, divide as duas pistas com estas grades ricamente decoradas. São inúmeros modelos.



Prefeitura de Cusco.



No dia 9 de setembro foi aniversário do Eurípedes e fomos jantar no "Valentina", restaurante que fica na Av del Sol. Eurípedes optou pelo filé de alpaca e eu preferi camarão, que veio acompanhado de um arroz "gelado" Argh.



Curiosidades:
 
O trânsito em Cusco é tão caótico quanto o de Lima. Os taxis não possuem taxímetro e são baratissimos.
 
Quando pedimos cerveja ou refrigerante temos que avisar que queremos bem gelado, porque, do contrário, pegam na prateleira e lhe servem.
 
O clima é totalmente maluco. Saímos à tarde para o city tour e fazia um frio de rachar. Mais a tarde choveu, e em seguida abriu o sol.
Fomos aos sítios arqueológicos pela manhã e já fazia um pouco de calor. Portanto, tem que sair agasalhado, com a possibilidade de precisar tirar o agasalho e se prevenir contra a chuva, que ela chega sem aviso.
 
O Condor é ave símbolo dos Incas e representa o mundo espiritual. Em todos os lugares se ouve a música El Condor Pasa.
 
Não visitei o Choco Museu, mas pode ser uma boa dica.

O Choco Museu não é um museu convencional, com antiguidades e tudo mais. As paredes são decoradas coum quadros na forma de linha do tempo. Esses vão contando a História do cacau no Peru. É mais uma loja com produtos oriundos do cacau. Fica na Calle Garcillaso, 210 no 1º andar, próximo à Plaza Regocijo. Aberto todos os dias das 10h30 as 18h30.
 
Não fizemos o Passeio ao Vale Sagrado. Muitos afirmam se um passeio imperdível. Se quiser saber sobre o assunto, clique nestes dois links Vale Sagrado e Mais sobre o Vale Sagrado