"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Campos do Jordão - SP

 Maio 2014
De Penedo, fomos para Campos do Jordão. São 170 km.
Saímos de Penedo no domingo pela manhã em direção a Campos do Jordão. No trajeto cruzamos com os carros que vinham em direção à Dutra, voltando do feriado prolongado e do Encontro Paulista de Autos Antigos 2014,  que acontecera na cidade. Formavam uma fila única de Campos do Jordão até a Dutra.



Chegando, almoçamos no Restaurante Nonna Mimi em Jaguaribe. Picanha grelhada fria e dura.

Ficamos hospedados no Hotel Matsubara, antigo, mas  agradável. Possui veículo à disposição dos hóspedes para levar e buscar em Capivari, o centro de lazer da cidade.


O Hotel é decorado com símbolos da cultura japonesa.


O gato que acena Maneki Neko.  É um presente que é dado para amigos e parentes para desejar boa sorte e trazer dinheiro


No Japão a condição de gueixa é cultural, simbólica e repleta de status, delicadeza e tradição


Samurai eram pessoas treinadas desde pequenos para seguir o Bushido, o caminho do guerreiro. O samurai era uma pessoa muito rígida moralmente, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku (suicídio)
 

Jardim Japonês do Hotel - Não estava muito bem cuidado.
Um Jardim Japonês  é parte integrante da tradição nas casas do Japão e em   locais históricos, São jardins tradicionais que criam uma paisagens  idealizada em miniatura, muitas vezes em um ambiente abstrato e de forma estilizada.



As flores brancas são camélias.
 
O Bondinho e a estrada de ferro

 
A partir de Campos do Jordão é possível fazer um passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, num percurso de 4 quilômetros . O passeio se dá através do bondinho urbano (conhecido como camarão), uma simpática e charmosa máquina em estilo inglês, que proporciona a oportunidade de apreciar imagens de um ponto de vista exclusivo, entre as duas principais e mais arborizadas avenidas de Campos.
 






Esta avenida arborizada com plátanos está em toda a extensão da linha férrea em que realizamos o passeio, que custa R$11,00

Pico do Itapeva.


 
A apenas 14 km da Vila Capivari, pela estradinha vão se descortinando belíssimas paisagens.
 
 

Um lindo e tranquilo lago dá boas vindas aos visitantes que chegam, junto às árvores ao redor da margem.

Do alto de seus 2.030 m de altitude, é possível avistar 15 cidades do Vale do Paraíba. São elas: Tremembé, Guará, Aparecida, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Caçapava, Potim, Cruzeiro, Lorena, Piquete, Moreira Cesar, São José dos Campos, Eugênio de Melo e Cachoeira Paulista.
 
 

Foto Baixaki

Um dos maiores picos do Brasil está localizado no território da cidade de Pindamonhangaba, mas seu único acesso acontece pela estrada de asfalto que sai de Campos do Jordão, tornando-se assim uma atração turística da cidade.

 
 
 
O Pico do Itapeva, que em indígena significa "Pedra Chata", é também uma oportunidade para se comprar doces, artesanatos e roupas em lã. Artigos como malhas, luvas e cachecóis são vendidos por pequenos fabricantes a preços convidativos.

Parque Amantikir - Campos do Jordão
 
Amantikir é o termo indígena que originou a palavra Mantiqueira e significa Serra que Chora. O local exibe belíssimos jardins de diferentes partes do mundo. Comuns nos Estados Unidos e Europa, os jardins para contemplação reúnem a arte da jardinagem com uma rica programação cultural. Veja aqui Amantikir


Aberto desde agosto de 2007, o Amantikir possui 680 espécies de plantas, divididos em 22 espaços, onde cada um mostra uma cultura diferente. Ingresso para maiores de 60 anos R$15,00


Mirante Vale do Lajeado - O maravilhoso projeto está localizado em uma região privilegiada pela natureza, e além da diversidade de cores e formas de vida, o empreendimento oferece uma belíssima visão da serra.
 
 
Jardim em Patamares - Distribui flores e plantas em contenções formadas por dormentes, cruzetas e tábuas.
 
 
Jardim de Coníferas - De forma piramidal, sem flores, com seiva oleosa, não perdem as folhas mesmo sob a neve. Em Amantikir são utilizadas basicamente as Thuyas.
 
 
Jardim de Capins - Plantas em touceiras que produzem flores em forma de panícula ou pluma.
 
 
Jardim Árido-Cactos e outras plantas com baixa necessidade de regas.


Jardim Inglês - Mistura de formas, cores e texturas.




 Labirinto feito de arbustos, onde ao entrar, a pessoa tem  a sensação do desafio a ser superado.

 
 Labirinto de grama - representa o caminho tortuoso que devemos traçar para crescer interiormente, o local é geralmente usado para meditação e reflexão.
 
 
Jardim de Pedras - as plantas são deixadas livres, sem interferência. É chamado de jardim sem jardineiro.
 
 
 Tapete Verde - faz referência aos gramados dos parques ingleses. Em Amantikir serve de área de eventos, casamento, meditação ou heliporto.


Lago das Pontes - Feito para receber pontes orientais, sendo uma delas construída com encaixes.

 
Espelho d'agua - Plantas aquáticas e peixes ornamentais.


 
Jardim Austríaco - canteiros de flores em meio aos gramados.
 
 
 
 

E entre tantos, outros como o Jardim das Raízes, Bosque Outonal, Jardim Alemão, Jardins da Escola, Estufa, Pequeno Jardim Francês, Lareira/Ruínas, Jardim de Sombras, Jardim Autoral.

Auditório Claudio Santoro


O Auditório tem capacidade para 814 pessoas na platéia e 48 nos camarotes


. Embora tenha sido concebido como sala de concertos, o Auditório Claudio Santoro abriga, com mesma qualidade, espetáculos de dança, teatro, shows variados e seminários.


Nos jardins foi instalado um museu ao ar livre: o Museu Felícia Leirner, com esculturas da artista.


Museu Felícia Leirner

 A Sombra

O espaço reúne cerca de 108 obras da artista polonesa, esculpidas em bronze e cimento branco.

 A Família.


 
Amada por todos e admirada por muitos, Felícia Leirner viveu seus últimos anos de vida entre Campos do Jordão e São Paulo vindo a falecer aos 92 anos em São Paulo.


Vista panorâmica a partir do Museu Felicia Leirner de onde se avista a Pedra do Baú.

Mosteiro das Monjas Beneditinas



Em meio a um bosque com grandes árvores, um estreito caminho leva a um lindo lago cheio de peixes, onde um jardim divide espaço com o Mosteiro.



O espaço oferece uma agradável área de reflexão e oração. Caminhos cercados de luminárias levam a grutas com imagens cristãs, onde os visitantes podem desfrutar do espaço para fazer suas preces com paz e tranqüilidade.

Horto Florestal


Criado em 1941, o Horto Florestal, possui 8,3 mil hectares de área preservada e oferece ao visitante uma vasta área de lazer, como bosques para piquenique, churrasqueiras, trilhas para caminhadas, lanchonete, atelier ambiental, uma capela, centro de exposições com mostras de exemplares da fauna e flora da região, viveiro de plantas, além de paisagens belíssimas e o contato direto com a natureza.

Viveiro de plantas

 Repolho Ornamental





 

 
Vila Abernessia - Igreja Santa Terezinha

Capivari
O centro turístico de Capivari, possui construções no estilo europeu, e é onde se concentram  os bares, restaurantes, lojas e a badalação da cidade.

Capivari

Os "rangos"
 
 
Restaurante Churrasco ao Vivo - Muito bom - Chorizo (Contra filé);
 


 
 
Restaurante Davos - Truta com Amêndoas.
 

Restaurante O Vizinho - Sequência de Fondue - Queijo, carne, chocolate.



Tem que trazer de lá.


Cerveja Baden Baden e Pinhão

Baden Baden - Criada para ser uma fábrica-modelo na produção de cervejas artesanais, a marca segue a risca o movimento mundial The Craft Beer Renaissance, valorizando acima de tudo a felicidade e prazer de fabricar cervejas diferenciadas com sabor, corpo e aroma inconfundíveis.

No Brasil, o termo pinhão geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia


A incrível arquitetura de Campos do Jordão
 
 
1_1665_md
 
1aced06b5ce95891b7c8fdb605bf1b75
 
 
 
<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
 
 
 
 
 
 
 
fachada1
 
 
hotelvilainglesa_com_br
 
Hotel Vila Inglesa


Fotos de 1993 e 1974
 
Em 1993 - Walkiria e eu no Auditório Claudio Santoro.

Miniferico e Morro do Elefante

Em 1974 - Eu no miniférico

Em 1974 - Eurípedes e eu no Pico do Itapeva.
 
 
Novembro 1974 – Eurípedes e eu
Fevereiro 1993 - Waldir, Walkiria, Eurípedes e eu
Maio 2014 - Terezinha, Eurípedes e eu
Algumas Fotos- Google Imagens