"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Ottawa - Canadá (5ª parte)



OTTAWA


    Foto Google


Ottawa é a capital do Canadá e está localizada na província de Ontário, na fronteira com a província de Quebec, às margens do Rio Ottawa, que forma a fronteira entre Ontário e Quebec.

                   Foto Google

Após a Guerra de 1812, os britânicos temiam outra invasão americana contra o Canadá. Com isto, os britânicos decidiram construir o Canal de Rideau, conectando o Rio São Lourenço ao Rio Ottawa, com o propósito de transportar materiais e armas ao interior do Canadá sem precisar usar o São Lourenço, depois de Kingston, perigosamente perto dos Estados Unidos e vunerável a quaisquer possíveis ataques.
No Inverno o Canal congela e se transforma em pista de patinação.


A escolha de Ottawa como capital do Canadá coube a Rainha Vitória, em 1857 que escolheu Ottawa, por três motivos:
- Primeiramente, Ottawa era relativamente distante dos Estados Unidos, estando numa posição estrategicamente mais segura do que outras possíveis escolhas.
- Segundo, a localização da cidade, localizada exatamente entre o Alto Canadá e o Baixo Canadá, diminuiria tensões culturais entre os canadenses de origem francesa e os canadenses de origem inglesa. 
- A terceira razão foi a beleza da região onde Ottawa estava localizada, segundo a opinião da Rainha.

    Foto Google

Em 1900, um incêndio destruiu boa parte da cidade. Em 3 de fevereiro de 1916, a parte central do antigo parlamento canadense foi destruída em um incêndio que foi reconstruída, numa estrutura gótica, conhecida como Torre da Paz, que tornou-se conhecida com o passar do tempo como o principal símbolo da cidade.



Gatineau que fica na província de Quebec e faz parte da área metropolitana de Ottawa é onde ficava nosso Hotel Four Points.

Ottawa já registrou um terremoto que atingiu 5,2 na escala Richter.

Ottawa é conhecida como a "capital nacional de alta tecnologia". Estas empresas são na maioria especializadas em pesquisa avançada em um número de setores que incluem a criação e desenvolvimento de softwares, tecnologia ambiental, pesquisa espacial e telecomunicações.



O Parlamento não teve como ser  fotografado, porque na frente estava sendo montado um palco gigantesco para as comemoraçãoes de 1º de julho - Dia da Independência. Ficamos com o Bloco Leste e um foto da lateral.



O Parlamento sedia o Poder Legislativo do Canadá. O Chefe de Estado do país, é representado oficialmente pelo governador-geral. Este aprova os 105 membros do Senado, políticos indicados pelo primeiro-ministro do Canadá. Os 308 membros da Câmara dos Comuns são eleitos diretamente pela população do país, cada membro representando um dos 308 distritos eleitorais em que o país está dividido.

A Câmara dos Comuns, ou Câmara Inferior, é o ramo dominante do Parlamento do Canadá. Já o Senado, ou Câmara Superior, raramente se opõe às vontades da Câmara dos Comuns, e as tarefas do monarca e do Governador General são puramente cerimoniais e simbólicas. O primeiro-ministro e o Gabinete precisam ter o suporte da maioria dos membros da Câmara dos Comuns para permanecer em ofício, mas não da confiança do Senado ou do monarca.




A Chama do Centenário no gramado em frente ao Bloco Central foi acesa em 1967 para comemorar o 100 aniversário da Confederação do Canadá.


Esta é a parte do fundo do Parlamento  onde fica a Biblioteca.


A famosa obra de Louise Bourgeois, a “Maman”, que imita uma gigantesca aranha esculpida em bronze carregando um saco de 26 ovos sob seu ventre. Leia mais  aqui. Maman
Há réplicas desta Aranha em diversos museus do mundo. Eu já vi no MAM em São Paulo.


Ao lado da Aranha,  O National Gallery of Canada. 


A Catedral Basílica Notre-Dame tem como particularidade as torres recobertas com estanho.


O interior da igreja é pintado e decorado com elementos esculpidos, vitrais requintados e centenas de estátuas de várias figuras religiosas. 







Museu da Civilização Canadense fica em Gatineau em frente ao Hotel em que nos hospedamos. É uma viagem no tempo e como os homens viviam nas mais diversas épocas da humanidade. O Museu da oferece uma exibição permanente de réplicas de utensílios, roupas e armas usadas por diferentes civilizações.





Soldado da Polícia  Montada e Totem


 
   Detalhes da vida dos pioneiros canandenses são mostrados com fidelidade no Museu.



   
 


   
Um carrinho de neve.







 
O teto tem o formato de um barco.



 Há uma parte do Museu dedicada às crianças que é encantadora. Uma parte que representa o teatro, tem palco, fantasias e as crianças visitantes  se vestem e representam.


   
    Mercado ByWard
    Foto Google


ByWard Market conta com cerca de 80 restaurantes/cafés, além de um amplo mercado com mais de 100 barracas de frutas, flores e verduras. O ByWard é o mais antigo mercado do Canadá e também um dos locais mais frequentados de Ottawa. Durante o Verão, as imediações  viram um agradável pátio para happy hours.




Van Gogh e eu.








Shopping Center próximo ao Mercado.

Do outro lado do rio.  De Gatineau há mirantes para fotografar Ottawa e produzir belas fotos.




    O Rio que separa Ottawa de Gatineau





"A verdadeira arte de viajar...
A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!" 

(Desconheço a autoria)