"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Canadá (1ª parte)

Estivemos no Canadá no período de 17 a 25 de junho de 2013



Começarei, com a  ajuda da Wikipédia,  fazendo  um breve resumo das características deste belo país.

"-O Canadá é uma  uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II  como chefe de Estado — um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido.  O representante da Rainha é o Governador-geral do Canadá (atualmente David Johnston)

-O governo é dirigido por um primeiro-ministro, cargo ocupado atualmente  por Stephen Harper.
-Afirma-se que 500 anos antes de Cristovão Colombo chegar à América, os vikings criaram o primeiro assentamento escandinavo na América.
-O país era habitado por aborígenes e foi colonizado por britânicos e franceses.

-É um país bilíngue: com  o inglês e o francês como línguas oficiais. A maioria da população fala  o inglês.

-O Canadá  se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico.
-É o segundo maior país do mundo em área total, superado apenas pela Rússia, mas possui uma das menores densidades populacionais do mundo.
-O Canadá tem mais lagos do que qualquer outro país do mundo, e é o 3º país em reserva  de água doce do planeta, superado pela Russia e Brasil.
-Os Grandes Lagos são um conjunto de cinco lagos situados  entre o Canadá e os Estados Unidos. Formado pelos lagos Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, os Grandes Lagos são o maior grupo de lagos de água doce do mundo.
-O rio São Lourenço conecta os Grandes Lagos com o Oceano Atlântico. O rio possui um comprimento de 1197 km.
O rio São Lourenço passa pelas províncias de Ontário e Quebec, e pelo estado americano de Nova Iorque, servindo como fronteira entre os dois países. . O rio é navegável desde seu estuário até sua nascente, no lago Ontário.

A moeda é o Dólar Canadense que, antes de viajarmos estava cotado acima do dólar americano. Ao voltarmos estava com cotação inferior  ao americano. Oscila entre 2,00 e 2,20 reais.

Tudo que se compra no Canadá tem o acréscimo de impostos, que ao contrário de outros países, não são devolvidos quando saímos do país. Além das taxas, a todo o serviço (restaurante, taxi) é de praxe acrescentar mais 15%.

Exemplo: Bebida e comida no Restaurante - 78.98 + 10,27  =   89,25  Taxa de 13% de imposto.
                                                                    89,25 + 13,38  = 102,63   15% serviço.
      (Pagamos 23,65 dólares de imposto e serviço sobre o preço mostrado no Menu. )

Portanto, ao preço do cardápio, acrescente 30%  (imposto e serviço) para não se surpreender quando receber a conta.

Uma refeição com sopa, salada, prato principal e sobremesa custa em torno de 35 dólares por pessoa.
Se  quiser economizar,  pode  comprar comida no supermercado. Alguns hotéis oferecem apartamentos com mini cozinhas. Os supermercados oferecem por exemplo: saladas de folhas com sachês contendo molho, cramberries, nozes picadas, pratos quentes ou sanduiches e ainda pode se comprar um bom vinho francês e frutas lavadas, descascadas e picadas. Uma bela refeição por cerca de 30 dólares para o casal.

Em todos os hotéis, a água é potável. Não é preciso comprar o precioso líquido. Nos restaurante pedindo ou não, servem água e ela não é cobrada. 
Junho 2013