"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Praga - República Tcheca - Praça do Relógio

Janeiro 2012

No coração de Praga, entre a Ponte Carlos e a Praça Venceslau, fica a Praça da Cidade Velha (Starometské Námestí), um lugar especial com uma arquitetura magnífica. Os prédios da praça são dos mais variados estilos arquitetônicos, indo do gótico, rococó, renascentista, art noveau, neoclásssico ao barroco italiano. A beleza dos edifícios é estonteante, e a praça fica lotada de turistas e tchecos. Praça


Os principais prédios da Praça da Cidade Velha são a torre do Relógio Astronômico, a igreja de São Nicolau e a catedral Týn. O primeiro prédio à esquerda, foi onde Alfred Nobel teve a idéia de criar um prêmio pela Paz. 


O escritor Franz Kafka passava tardes inteiras sentado no Café Milena do último prédio à direita.


Nas imediações da Praça continua a encantadora arquitetura.


Foi no 3º prédio que Einstein viveu entre 1911 e 1912 e como Professor na Universidade local desenvolveu a célebre Teoria da Relatividade. 



O Relógio Astronômico a cada hora atrai uma multidão para vê-lo. É de 1410.


"O show é constituído pelos movimentos das figuras que saem da torres, os doze apóstolos e até uma caveira animada (representando a morte), as alegorias da Avareza, Vaidade e Luxúria que simbolizam os vícios externos, enquanto o arcanjo Miguel chama a atenção para o Julgamento Universal como justiça e virtude fundamentais e, no final, o trompete tocado pelo guarda da torre. O show é um pouco decepcionante para quem tem grandes expectativas, já que a duração é curta e o relógio em si não se movimenta. Como a área da praça fica bastante lotada, a melhor pedida é sentar em um dos cafés que ficam de frente para a torre, como o Old Town Bistrô no 1º andar, evitando assim a multidão e aproveitando para tomar uma bebida enquanto aprecia a paisagem e a beleza dos detalhes deste monumento especial."


"O quadrante astronômico representa o globo terrestre, enquanto Praga está localizada geograficamente bem ao centro. Os 3 círculos dourados representam os trópicos de Capricórnio, Câncer, e a linha do Equador. O medalhão menor representa os signos do zodiáco, os maiores as cenas da vida no campo no decorrer de um ano. "É bem confuso, difícil de entender.


"Igreja de Nossa Senhora de Tyn, que começou a ser construída em 1365. Você só precisa achar a porta. O que aconteceu é que a igreja surgiu pequena e, com o tempo e com o aumento de importância, foi sendo ampliada. Ampliaram tanto que chegaram até o limite dos vizinhos."



"Por isso, você vê a igreja, vê suas torres, mas não vê, de fato, a porta. Olhando de frente para a igreja, você verá dois edifícios mais baixos, logo a frente dela. Um mais largo, à direita, em cor bege, e outro mais claro, à direita, com quatro arcos. É nesse que você deve entrar. Atravessando o edifício, você sai direto na porta da igreja. Sim, a porta existe, só não dá para ver!"



Igreja de São Nicolau de Staré Mesto, em estilo barroco do início do séc.18. 

Reveillon e a Praça ainda mantinha a decoração natalina e as barracas do Mercado de Natal.




A Árvore de Natal está entre as mais bonitas de 2011. Veja aqui Natal


Fonte: Google.

Dezembro 2011