"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

São Miguel das Missões - RS

Em 1983, as ruínas remanescentes das Missões foram declaradas Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco, formando hoje a base do chamado Circuito Internacional das Missões.
Numa região entrecortada pelos rios Paraná e Uruguai, que inclui territórios do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai e Uruguai, escondem-se os vestígios de um dos mais importantes – e desconhecidos – capítulos da história da América Latina.

f 005
Pórtico das Missões

f 015

Vídeo sobre as Missões



A Pousada das Missões é um complexo de edificações implantadas sobre um terreno com área de aproximadamente 2.400m2 em área de pequeno aclive, ao lado do sítio arqueológico de São Miguel das Missões. A diária para o casal sai por 130,00 reais.

Sao Miguel das Missoes - SAO MIGUEL DAS MISSOES, Rio Grande do Sul

Em todas as reduções,  ergue-se a cruz missioneira.
Embora os estudos indiquem a origem da Cruz Missioneira como a Cruz de Caravaca, ela já incorporou ao imaginário do povo rio-grandense como o símbolo máximo da espiritualidade da região das Missões. O seu significado segue sendo o de proteção e é ofertada, em forma de relíquia peitoral, ou pedestal, àquelas pessoas que se querem bem. Os dois braços, que representam a distinção arquiepiscopal ou patriarcal, para diferir da cruz de apenas um braço, são interpretados pela compreensão popular como uma representação da fé redobrada.







Este capítulo da história da América Latina começou em 1603, quando os padres jesuítas, a serviço de um amplo projeto de conversão espiritual dos povos indígenas da Bacia do Prata, fundaram a primeira redução-jesuítico guarani da região.


Lá viveram milhares de índios guaranis catequizados, num sistema de cooperação social que combinava o solidarismo e a reciprocidade da cultura guarani às inovações técnicas trazidas da Europa (como a escrita, a imprensa e a metalurgia).

f 409

Museu das Missões.
O desenvolvimento e a expansão do projeto levaram à formação de 30 povoados do gênero na região. Durante 150 anos, eles formaram uma sociedade interligada que chegou a abrigar mais de 100 mil pessoas, entre guaranis e jesuítas, e que desenvolveu uma arquitetura, um planejamento urbano e um modo de vida considerados únicos em toda a história da humanidade.

f 726

Sino de 1 tonelada que ficava na torre da igreja.
Disputas pelo controle desse território, envolvendo as coroas portuguesa e espanhola, determinaram a decadência e a gradual dissolução das Missões jesuítico-guarani. Nos locais onde elas floresceram restam hoje apenas as ruínas de uma sociedade dizimada através da força colonialista e do derramamento de sangue indígena.



.Todas as noites ocorre nas ruínas o Espetáculo de Som e Luz, um dos principais atrativos do turismo missioneiro na região. Sentado de frente para a igreja, em uma pequena arquibancada construída no meio do sítio arqueológico, o espectador assiste a um show de luzes que mostra onde ficavam as antigas estruturas da redução (casa dos índios, cemitério, olaria...) ao som de uma locução cheia de efeitos sob uma interpretação dramática da história das Missões, desde seu início até os sangrentos últimos dias. Atores e atrizes da televisão brasileira emprestam suas vozes a alguns dos principais personagens históricos da saga missioneira. Ingresso 5,00 reais.


Agosto 2003 – Walkiria, Waldir, Euripedes e eu
Fontes: Missões, São Miguel, Google Imagens