"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Sabará - MG


Sabará foi "o mais importante empório comercial de Minas Gerais no séc. XVIII e em mais da metade do séc.XIX". Além disso, era o maior centro de ourivesaria do Brasil, possuindo o melhor artesanato não só de alfaias sacras, como de jóias de todo gênero". 

 
800px-RuaDomPedroII
Rua D. Pedro II
A antiga Rua Direita, mais importante artéria da Vila do Sabará, possui um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destacam-se entre as edificações, o Solar do Padre Correia, a Casa Azul, o Sobrado de Dona Sofia e a Casa da Ópera (Teatro Municipal). 
No princípio do século XIX, Sabará era dividida em cidade velha e cidade nova. A cidade velha era a região onde hoje ficam as igrejas de Nossa Senhora do Ó eNossa Senhora da Conceição e a cidade nova era a região que abrange o centro histórico e a parte baixa, em direção ao rio. 
ChafarizKaquende
Chafariz do Kakende Reza a tradição que aquele que bebe de sua água sempre volta a Sabará. Até hoje, a fonte mata a sede da comunidade e visitantes que por ela passam.  
IgrejaRosarioSabara 
Igreja do Rosário
Construção iniciada em 1768 pela Irmandade dos Homens Pretos da Barra do Sabará, revela a fé e força do negro africano. Os escravos decidiram construir sua própria igreja, mas a decadência das minas de ouro não permitiu que fosse concluída. A obra, iniciada em 1768, foi abandonada com a abolição da escravatura, em 1888. Trata-se de um importante testemunho dos métodos construtivos da época. Sua arquitetura apresenta detalhes das três etapas distintas de sua construção. Possui, em uma das sacristias, o Museu de Arte Sacra com peças dos séculos XVII e XVIII. Quem vê as ruínas da igreja não imagina o que há escondido por trás das grandes paredes de pedra sem reboco, a céu aberto. A muralha, porém, protege uma antiga capela de taipa, de 1713. Na sacristia funciona o Museu de Arte Sacra, com imagens e crucifixos dos séculos 18 e 19.
Em 1978 na Igreja do Rosário.
 
 
800px-NossaSenhoraDoOSabara
Capela Nossa Senhora do Ó 
Datada de 1717, é considerada uma das mais ricas representações do barroco em Minas. De fachada singela, seu interior chama a atenção pela riqueza da talha, da primeira fase do barroco, estilo Nacional Português. Apresenta influência chinesa na arquitetura e na decoração interna. O culto celebrado ao som das antífonas precedidas da expressão “’Ó...”, originou a devoção a Nossa Senhora do Ó.
1240544513445_f (1)
 
3896910
produto_Foto1_892923
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Inaugurada em 1710, possui uma das mais exuberantes talhas da arte barroca mineira, sendo considerada uma das mais ricas matrizes do século XVIII. A igreja apresenta três naves, o que a diferencia das demais matrizes mineiras. Possui ainda os altares laterais, púlpitos de fina elaboração, pinturas de qualidade e influência oriental.  
00-nossa senhora carmo sabara
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Construção de 1763, administrada pela Ordem Terceira do Carmo (Ordem dos Homens Brancos), a igreja é um dos palcos mais espetaculares da arte e da genialidade de Antônio Francisco Lisboa, o Mestre Aleijadinho, ao lado de outros artistas.
IM 009 Carmo de Sabara
800px-PrefeituraSabara

Teatro de Sabará
É o segundo teatro mais antigo do Brasil, em funcionamento. Tem em suas linhas arquitetônicas a influência dos teatros ingleses do reinado de Elizabeth I, por isso é conhecido também como Teatro Elizabetano. O primeiro prédio foi construído antes de 1771 e funcionou até por volta de 1783. A segunda Casa da Ópera foi inaugurada em 02 de junho de 1819, durante as festas do nascimento da “Princesa da Beira”, Dona Maria da Glória, de Portugal. Nele, atuaram as grandes companhias artísticas da época. A Casa recebeu as visitas dos imperadores Dom Pedro I (1831) e Dom Pedro II (1881). Sua arquitetura interna tem influência italiana, com disposição dos camarotes em três galerias. Possui excelente acústica e encontra-se em plena atividade cultural.
DSC02782

Fonte: http://sabara.mg.gov.br/site_pms/turismo
 
Janeiro 1971 – Arlete, Maria Helena, Vanda e eu
Agosto 1978 – Walkiria, Waldir , Euripedes e eu
Google Imagens