"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Manaus–Amazonas


Manaus foi criada no século XVII para  fixar domínio português na região amazônica.
 O nome lembra a tribo indígena dos Manáos, que habitavam a região onde hoje é Manaus antes de serem extintos por conta da civilização portuguesa, e seu significado é “mãe dos deuses”.
A partir de 1870, Manaus viveu o surto da economia gomífera, encerrando-se em 1913, em virtude da perda do mercado mundial para a borracha asiática, fazendo com que a cidade retornasse a um novo período de isolamento até o advento da Zona Franca de Manaus, em 1970.
Em Dezembro de 1982, passamos o Reveillon em Manaus e ficamos hospedados no Hotel Tropical de Manaus – Resort às margens do Rio Negro e em meio à Floresta Amazônica.






Euripedes provou o Tacacá “preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixá-lo em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi, na sua parte superior.” Blog

Ficheiro:Teatro Amazonas.jpg

Teatro Amazonas - fizemos uma visita guiada e valeu a pena. Tem 700 lugares e foi construído com tijolos trazidos da Europa, vidros franceses e mármore italiano.

40027414

Museu do Indio

porto-de-manaus

Porto de Manaus


Passeio de Barco pelo Rio Negro
Quase toda a água da Amazônia passa por pequenos igarapés antes de chegar aos grandes rios. A destruição desses locais pode comprometer toda a bacia


Ficheiro:Vitregias02.jpg


Em 1982. Vitória Regia a maior flor do mundo

Ficheiro:Manaus Encontro das aguas 10 2006 103 8x6.jpg

Encontro das águas barrentas Rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro, formando o Rio Amazonas. Por vários km as águas não se misturam.


Utilizei desta foto encontrada no Blog para ilustrar o Restaurante flutuante onde paramos para almoçar em meio à selva. Comemos um tambaqui.

floresta_amazonica

“Durante os passeios a pé pela selva, você vai ver e conhecer muitas coisas interessantes, lugares maravilhosos e encantadores, e com certeza vai, se apaixonar pela milagrosa Biodiversidade da Floresta Amazônica!”
Cascatinha do Amor
Localizada no igarapé do Guedes, de águas límpidas e frias, a cascata é acessível apenas por via fluvial e, depois, através de uma pequena caminhada pelo meio da floresta.

Ficheiro:Rio Negro-am.JPG

Por do Sol no Rio Negro
Fomos passar o Reveillon em Manaus e o Hotel Tropical ofereceu várias atrações para os hóspedes.

images

- Show com Chico Anisio.

carnaval_manaus

- Piracaia na Ilha da Fantasia – um tipo de luau numa praia do Rio Negro com muitas frutas e bebidas tropicais, apresentações folcloricas, etc.



    
- A Festa do Reveillon nos salões do Hotel com show de Emilio Santiago





mulatas,

ano novo

e farta ceia.

Dezembro 1982 - Euripedes e eu
Fotos – Google Imagens