"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Ilha de Itamaracá - Pernambuco

Janeiro 1987 - Aurelio, Marcelo, Sergio, Euripedes e eu



Quando estivemos na Ilha, Aurélio estava com 14 anos.   Em 2013 completará 40 anos.

A Ilha de Itamaracá é uma ilha no litoral do estado de Pernambuco, no Brasil. Constitui-se também em um município, integrante da Região Metropolitana do Recife. Fica separada do continente pelo canal de Santa Cruz.



Distante cerca de quarenta quilômetros do Recife, a ilha oferece  praias de águas calmas, com coqueiros, piscinas naturais, recifes e bancos de areia. Também é procurada para a prática de esportes náuticos.
Além das reservas ecológicas com remanescentes da Mata Atlântica, abriga o Centro de Preservação do Peixe-Boi.

Ficheiro:Forte orange.jpg

Forte Orange - Os holandeses invadiram a ilha em 1631 e lá ergueram o Forte Orange, na entrada Sul do canal de Santa Cruz, construído em taipa de pilão. O forte tinha este nome em homenagem ao Príncipe holandês Frederico Henrique de Orange, tio de Maurício de Nassau. A Ilha de Itamaracá serviu de celeiro aos holandeses. Posteriormente, o forte passou a ser chamado Forte de Santa Cruz, já sob domínio português.

Ficheiro:Estuary Itamaracá.jpg

Estuário na Ilha de Itamaracá

Ficheiro:Estuary.jpg

A Ilha de Itamaracá também é conhecida como a “capital da Ciranda”, por ser a terra natal de uma das cirandeiras mais conhecidas do país e também a principal divulgadora da dança e do gênero musical, Lia de Itamaracá.

[Lia4.bmp]

Lia até hoje promove na praia de Jaguaribe Coco de Roda e Ciranda nas noites de sábado. Em homenagem à pesca, os participantes da ciranda formam uma roda e fazem movimentos para frente e para trás, imitando o vai e vem das ondas do mar.
Fotos - Google Imagens
Como possuo poucas informações sobre a Ilha de Itamaracá, até porque estive lá há 25 anos, recomendo que dêem uma passadinha pelo http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-pe-ilha-de-itamaraca/o-que-fazer?pw=1 que traz informações atuais e interessantes sobre o local.