"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Curitiba – Paraná

 Curitiba - Paraná

Chamada de Cidade Sorriso", "Capital Ecológica do Brasil", "Capital das Araucárias", merece todos os títulos. A melhor forma de conhecer Curitiba é através da Linha Turismo, que circula de terça-feira a domingo e contempla os principais pontos de interesse de Curitiba. Os ônibus circulam a cada 30 minutos, percorrendo uma distância aproximada de 40 quilômetros em cerda de duas horas. Em cada ponto há uma breve parada para embarque e desembarque de passageiros. A cartela com 5 tíquetes dá direito a embarque e mais quatro reembarques . Seu custo é de R$20,00.
 
      Viagem Sul do Brasil 270
 
 Comece o tour pelo marco zero da cidade-  1- Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico.

P2280626

P2280634
 
2- Rua das Flores – primeira rua transformada em calçadão no Brasil (1972)

 
 Em 1981
 
Viagem Sul do Brasil 319
 
 O Natal HSBC é um dos mais conhecidos cartões-postais de Curitiba.

Viagem Sul do Brasil 321


.  Viagem Sul do Brasil 271
 
Teatro Paiol.

Viagem Sul do Brasil 272

5- Jardim Botânico


 Em 1998


P2280537-543

Viagem Sul do Brasil 277

P2280537

p2280546-549

Viagem Sul do Brasil 279

Viagem Sul do Brasil 280

Stitched_001

JARDIM BOTÂNICO
Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses , tem estufa em metal e vidro, museu botânico , mata nativa, trilhas e espaços culturais.
 
Viagem Sul do Brasil 282

Viagem Sul do Brasil 288

P2280561

Viagem Sul do Brasil 292

Viagem Sul do Brasil 294

P2280568

P2280570

Viagem Sul do Brasil 298
 
 6- Museu Oscar Niemeyer-  “O olho” – projetado por Niemeyer


 
7- Ópera de Arame -

P2280578-582 (2)

Viagem Sul do Brasil 300

ÓPERA DE ARAME
Construido em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992 é um espaço mágico que se integra á natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski éo palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades , biblioteca informatizada conectada à internet.
 
Viagem Sul do Brasil 304
 
Viagem Sul do Brasil 307
 
Viagem Sul do Brasil 309

8-  MEMORIAL UCRANIANO
O Memorial Ucraniano , no Parque Tingüi, é homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, comemorado em 1995. Uma réplica da Igreja de São Miguel , da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná, telhas de pinho e cúpula de bronze, é um museu.


O Portal Italiano sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade. Utiliza elementos de três edificações típicas da imigração italiana, entre elas a igreja matriz, com sua torre separada do corpo principal.
 Viagem Sul do Brasil 310

9- SANTA FELICIDADE - Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto eo Trentino. Principal eixo gastrônomico de Curitiba , é um desfile de casas típicas , unidades de interesse de preservação pelo valor histórico , arquitetônico ou sentimental.

Viagem Sul do Brasil 311

O Madalosso tem 7000m quadrados de área construída e chega a servir 3800 refeições por dia. Há quem afirme que é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para Rayon Drogan, em Bangoc, na Tailândia. Serve rodízio de dez tipos de massa, entre as quais o festejadoo espaguete, e de entrada as famosas polentas fritas.

 
10- Torre Panorâmica Brasil Telecon
 

12-  MUSEU FERROVIÁRIO
Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo Shopping Estação abriga o Museu Ferroviário, da Farmácia, do Perfume, o Teatro de Bonecos além do moderno centro de eventos Estação Embratel Convention Center.
 
 
14-Teatro Guaira - Abriga teatros, uma orquestra, companhias de balé, escola de dança e teatro de bonecos. 
Em abril de 1998, assistimos  o espetáculo “Michelangelo” com Stenio Garcia, no Guairinha
.
Ficheiro:Universidade Federal do Parana 3 Curitiba Parana.jpg

15-Universidade Federal do Paraná - é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912.Este edificio em estilo neoclássico foi definido como símbolo oficial de Curitiba.

Ficheiro:Memorial arabe.jpg

16-Memorial Árabe de Curitiba - Em estilo mourisco, conta com abóbada, colunas, arcos e vitrais, em forma de cubo. Situa-se sobre um espelho d’água. Abriga um café, uma biblioteca e uma pinacoteca.

Ficheiro:Passeio Publico 1 Curitiba Brasil.jpg

17- é o parque mais antigo da cidade de Curitiba. O Passeio Público é formado por diversos lagos e ilhotas, sendo que uma delas, a Ilha da Ilusão.

Ficheiro:Bosque Alemao-Curitiba.jpg

18- Bosque Alemão - Foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba a partir de 1833. Reproduz a fachada da Casa de Mila, residência de 1870 construída por imigrantes alemães na antiga rua Antônio Barbosa Gomes Nogueira, hoje Barão do Serro Azul, no Centro Histórico.


A Torre dos Filósofos possui um mirante em madeira, de quase 20m de altura, de onde se tem uma vista panorâmica de Curitiba.


Descendo a Torre dos Filósofos, encontra-se a trilha de João e Maria (Hänsel und Gretel, em alemão), onde se reproduz o conto dos irmãos Grimm, escrito em 1812. Os versos desse conto popular são pintados em azulejos ao longo da trilha que cruza o bosque.

 
Casa Encantada - É uma reprodução da Casa da Bruxa do conto João e Maria. Lá está instalada a biblioteca de contos infantis.

O Oratório Bach - É uma sala para concertos musicais, com capacidade para 100 pessoas, e uma homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach. Encontra-se na entrada superior do Bosque.


Vista parcial do Largo da Ordem, onde é possível ver a Igreja do Rosário, a Praça Garibaldi, o Solar do Rosário, a Fonte da Memória e a Igreja Presbiteriana Independente.

19- Setor Histórico
As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba.


Relógio das Flores

 
Memorial Curitiba – Vimos em 1998 a Exposiçao “Viva Picasso”.

“A pintura é a liberdade. De tanto saltar, podemos cair do lado mais fraco da corda. Mas, se não nos arriscamos a quebrar a cara, qual é a saída? Acabamos não dando salto algum.” Picasso

O passeio prossegue com outras atrações:

CENTRO DE CONVENÇÕES
Espaço de eventos, exposições e difusão da cultura. Ali está o Teatro Vitória, com 1500 lugares.

CENTRO CÍVICO
Sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba. Implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná.

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE
Inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, promove educação ambiental para a população em geral. É, por si só, uma lição de ecologia, integrando a arquitetura ao meio ambiente.

PARQUE SÃO LOURENÇO
Uma velha fábrica de cola deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições.Seu lago é cercado por ampla área verde nativa.

PARQUE TANGUÁ
Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista de cooper, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Implantado em 1996.

PARQUE TINGUI
O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis, da nação Guarani

PARQUE BARIGUI
Um dos maiores da cidade, implantado em 1972, é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano à beira do lago. Tem espaços para exposições e eventos, museu do automóvel, esportes e várias outras atividades.


Praça do Japão - segue as linhas tradicionais dos jardins japoneses. Possui lago de carpas, 30 cerejeiras enviadas do Japão, cerimônia de chá (às quintas) e museu.

 
 
Buda na Praça do Japão


Cerejeira na Praça do Japão.


Restaurante Calabouço  em Curitiba- Decoração Medieval.

Janeiro 1963 – Walter, Eleuza e eu
Dezembro  1980 – Aurelio, Sergio, Marcelo, Euripedes e eu Passamos o “Reveillon” 80/81 no Hotel sem comemorações 
Abril 1998 – Terezinha, Sergio e eu
Fevereiro 2008 – Wil, Sergio,Euripedes e eu.
Algumas fotos - Google Imagens