"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Blumenau - Santa Catarina

Estivemos em Blumenau em 1981 e 2003 e planejamos uma ida agora do dia 7 a 11 de outubro 2013,  na Oktoberfest. Mas, por motivo de força maior, cancelamos nossa ida. Como eu já havia feito uma pesquisa sobre o que poderíamos ver por lá, com a ajuda do nosso grande e velho  amigo Google, capturei fotos e informações sobre a cidade que adiciono à esta postagem.

Blumenau é uma das microrregiões do Vale do Itajaí.





A região de Blumenau era habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos e, mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, nas margens do ribeirão Garcia e do rio Itajaí-Açu.

Em 1850, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus.





No princípio, a Colônia era de propriedade do fundador, Dr. Blumenau. Em 1860 o Governo Imperial encampou o empreendimento e Dr. Blumenau foi mantido na direção até a elevação da colônia à categoria de município, em 1880.



Mausoleu Dr. Blumenau
Inaugurado em 1974 em homenagem ao ano do sesquicentenário da imigração alemã no Brasil, o local abriga os restos mortais do filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e de sua família.




Mosaico da Praça Dr. Blumenau.



Ponte Aldo Pereira de Resende -Com uma extensão de 315 metros e altura de 18 metros, a ponte foi feita com material alemão e inaugurada em 1931


Rua 15 de Novembro - Localizada no centro de Blumenau, originalmente chamada Wurststrasse, ou seja, Rua da Lingüiça, por ser estreita e cheia de curvas, a rua XV de Novembro teve seu traçado modificado em 1902 e continua da mesma forma até hoje.



Castelinho



Seu conjunto arquitetônico possui 35 imóveis cadastrados como patrimônio histórico. A rua destaca-se também por ser o palco dos desfiles da Oktoberfest, festa ocorrida no mês de outubro, e por contar com o maior número de construções enxaimel de Blumenau.



















Catedral São Paulo - Feita com pedras de granito vermelho e com vitrais que produzem em seu interior belos efeitos de iluminação e coloração, a igreja foi inaugurada em 1958 e projetada por Gottfried Boehm. Com uma torre de 45 metros de altura e três sinos eletrônicos, imagens da Nossa Senhora, de Cristo Crucificado, de São José e do Cordeiro Pascal incorporam a entrada principal.
A Catedral fica na Rua 15 de Novembro.



Teatro Carlos Gomes - Atualmente o teatro conta com um dos quatro palcos giratórios do Brasil e suporta até 1,17 mil pessoas na platéia, que pode participar das escolas de balé, teatro, dança, música e orquestra e prestigiar eventos e festas ocorridas no local. Fica na Rua 15 de Novembro.



O prédio foi construído pelo arquiteto Henrique Krohberger em 1875 e totalmente remodelado em 1939. Atualmente no local funciona a Fundação Cultural, organização que oferece diversas atividades culturais, como escola de artes, cursos, exposições, artesanato, oficinas e Museu de arte. É resumidamente um local para a promoção do talento artístico da cidade. Fica na na Rua 15 de Novembro



Alameda Duque de Caxias Também conhecida como Rua das Palmeiras, a alameda foi a primeira rua planejada da colônia e a plantação de suas palmeiras se deu em 1876 pelo fundador da cidade.



Museu da Família Colonial é responsável pela guarda e preservação da cultura material de diversas
famílias blumenauenses, Situa-se na Alameda Duque de Caxias
É constituído por um complexo de três casas tombadas pelo Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina.



A segunda casa, de 1920, era residência de Reinoldo Gaertner, sobrinho-neto do fundador da Colônia, Hermann Blumenau. Na casa (início do século XX), estão expostos, em salas temáticas, acervos diversos (objetos indígenas, instrumentos musicais, meios de transporte e máquinas da indústria local) doados pela comunidade.



Ao lado, encontra-se a terceira casa, de 1858, a mais antiga residência existente na região do Vale do Itajaí. Ali morou o imigrante alemão Hermann Wendeburg, secretário e guarda-livros do fundador da Colônia. Esta casa é um referencial da história administrativa da Colônia Blumenau. Ali se encontram móveis e objetos das famílias Schwartzer, Rohkohl e Dietrich, moradoras da residência.



Edith Gaertner, doadora de parte do patrimônio do complexo museológico, tinha em sua residência vários gatos. Dedicava a eles especial atenção. Os que morriam eram sepultados nos fundos do terreno, dando origem ao atual Cemitério de Gatos, Com a restauração e revitalização do espaço, após a morte de Edith Gaertner, foram conservados 9 túmulos onde estão sepultados os seguintes gatos: Putze, Mirko, Mirl, Musch, Sittah, Schnurr, Peterle, Pepito, Bum.


Arquivo Histórico e Biblioteca Pública na Alameda Duque de Caxias

Com um acervo de mais de 64 mil volumes, a biblioteca recebeu esse nome em homenagem a um dos primeiros cientistas a comprovar a teoria de seleção natural das espécies formulada por Charles Darwin, o alemão Fritz Müller. Criada em 1940, teve seu início com apenas dois mil exemplares.



Museu da Cerveja - Praça Hercilio Luz (inicio da l5 de Novembro)

Conhecida até mesmo internacionalmente pela produção de cerveja, a cidade de Blumenau montou em setembro de 1996 um museu em homenagem à bebida, o qual conta com uma coleção de peças originais de cervejarias da região que mostra os equipamentos usados na fabricação de cerveja, objetos, documentos e fotografias.

Praça Victor Konder
A praça foi inaugurada em 1928 e dá lugar a muitos monumentos importantes da cidade, como o Marco Comemorativo à Independência do Brasil, o Monumento da Poesia e o Busto Victor Konder, o qual teve a cabeça arrancada em 1930 por revolucionários e reposta só em 1947. A praça também abriga a figueira centenária da cidade, um dos pontos turísticos mais fotografados de Blumenau.

Fica anexa à Prefeitura de Blumenau

Prefeitura de Blumenau




Construído em 2000 com ferro e concreto pelo artista Evaldo Freygang, o monumento ostenta um mapa da cidade e duas pegadas humanas como símbolo da chegada dos imigrantes à cidade.
Praça Victor Konder – Praça da Prefeitura




Construída na Alemanha em 1908, a primeira locomotiva blumenauense veio para o Brasil com 800 toneladas de material e com os primeiros acessórios da linha férrea Blumenau Hansa em sua carga. Como o apito do trem assemelha-se com o pio do macuco, ave da família Tinamidae, a locomotiva recebeu da comunidade carinhosamente o apelido de macuca.



Relógio das Flores



Praça da Paz

Marco comemorativo ao centenário do Rotary Club de Blumenau, no local foi construído em 2006 um monumento artesanal de aço inoxidável de 2 metros de diâmetro com as mãos abertas, o que simboliza a união de todos os povos da Terra.



Arquitetura típica de Blumenau







Oktoberfest

A festa ocorre desde 1984 e recebe visitantes do Brasil e do mundo para seus 17 dias de muita diversão, desfiles e, principalmente, cerveja. A versão de Blumenau do evento inspirado na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, é a segunda maior festa alemã do mundo e é resultado da vontade do povo de expressar seu amor pelas tradições germânicas e por seus descendentes. Com a apresentação de grupos folclóricos e participação dos clubes de caça e tiro, a Oktoberfest já reuniu quase 15 milhões de pessoas no Parque Vila Germânica. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro e por causa dele outras festas surgiram no estado no mesmo mês.

Vila Germânica






Aqui acontecem eventos como a Oktoberfest


Vila Germânica


Vila Itoupava
O distrito de Vila Itoupava, situada a 25 km do centro é omais típico recanto alemão da cidade, onde seus cerca de sete mil moradores ainda preservam os aspectos culturais mais autênticos da colonização.

No distrito, noventa por cento da população domina e fala corriqueiramente o idioma alemão. As casas preservam o estilo enxaimel típico, com floreiras na janelas, jardins e gramados bem cuidados, além de sua arquitetura e paisagismo típico. No local o turista encontra também comidas e bebidas típicas, como deliciosos licores de fabricação caseira.

Janeiro 1981 – Aurelio, Sergio, Marcelo, Euripedes e eu
Agosto 2003 – Walkiria, Waldir, Euripedes e eu
Fonte: Fotos e Google Imagens