"Não importa para onde vamos ou de onde voltamos. O que importa são as experiências únicas e os cenários surpreendentes com que nos deparamos. Viajamos em busca do que a vida pode nos revelar, num verdadeiro banquete de sabores, cores e sons."
E confesso: não tem graça nenhuma viajar e não contar para alguém, mostrar as fotos, compartilhar....
Voltar para casa também é uma experiência maravilhosa que só podemos sentir quando viajamos.


Várias fotos que ilustram as postagens são retiradas da Net.

Baía de Camamú e Barra Grande

FEVEREIRO 2011

Em nossa viagem a Itacaré, fomos até a Baía de Camamu, onde pegamos uma escuna e fomos até as Ilhas Goió, Pedra Furada e Barra Grande.
IMG_6111
Camamu é a porta de entrada da Península de Maraú e, de seu porto, saem os barcos para a vila de Barra Grande.
IMG_6204

A cidade de Camamu está localizada à margem do rio Acaraí em meio a uma área de muito mangue. Antiga cidade colonial, Camamu foi construída em dois andares, como Salvador. Na cidade alta, uma igreja e antigas casas coloniais. Na cidade baixa, o porto e a feira.

 Camamu: Vista de Barco
IMG_6138

De frente para o povoado, separado por um pequeno braço de mar, a Ilha do Goió possui lindas praias desertas.

IMG_6144

IMG_6146 

O povoado de Campinho é conhecido pela casa onde Antoine de Saint-Exupéry se hospedou na década de 1930. Por ter águas muito profundas, o local chegou a ser cogitado para construção de um porto industrial, (foto - a obra inacabada) que acabou sendo transferido para Ilhéus. As águas calmas e límpidas, cercadas de recifes e repletos de peixes, fazem de Campinho um dos melhores lugares da região para prática do mergulho.

IMG_6153

Localizada 1h a partir de Camamu, a Ilha da Pedra Furada deve seu nome a uma rocha cavada pela erosão. A ilha é bem pequena. Possui uma fonte natural e uma praia com águas cristalinas.

IMG_6151

IMG_6160

Eurípedes descendo para a cabine a fim de se proteger da chuva.

IMG_6168

Barra GRANDE - 1500 Habitantes vivem nessa ilha que é a mais povoada da Baía de Camamú, medindo cerca de 4 km², Possui um porto e várias praias com águas calmas e limpas. Na ponta norte da ilha, a Prainha oferece um cenário cinematográfico. Na Ilha não existe nenhum automóvel. As ruas são trilhas feitas para caminhar. Alias, é o melhor meio de conhecer a ilha. Tem casas residenciais e algumas pousadas.
IMG_6163

Comi um Budião Azul grelhado (aquele branquinho atrás dos legumes.)
Ma-ra-vi-lho-so.

budiaoazul

Budião Azul  - Corpo alongado, focinho praticamente reto, a coloração nos adultos é azul escuro, vivem geralmente em fundos de coral quase sempre solitários ou em pequenos grupos. Alimentam-se de algas e corais, e até pequenos invertebrados escondidos na areia. A noite se escondem em pequenas tocas onde se protegem com um muco ao redor do corpo, como se fosse uma capa de proteção.
Fevereiro 2011 – Eurípedes e eu